Notícias do Vaticano

  • Em Foco
  • Vaticano
  • Papa recebe estudantes ortodoxos: caminhar juntos atrás de Jesus

Papa recebe estudantes ortodoxos: caminhar juntos atrás de Jesus

Publicado em 12 de janeiro de 2024 - 08:50:39

O ecumenismo foi o tema da audiência que o Papa concedeu aos estudantes do Comitê Católico para a Colaboração Cultural com as Igrejas ortodoxas e as Igrejas ortodoxas orientais por ocasião dos 60 anos da instituição.

O Comitê oferece aos estudantes provenientes das Igrejas ortodoxas e as Igrejas ortodoxas orientais a oportunidade de aperfeiçoar sua formação em institutos acadêmicos católicos. Deste modo, uma vez concluído o percurso, podem colocar à disposição as competências adquiridas a favor da comunidade. Este intercâmbio ajuda não só os estudantes ortodoxos, mas também aqueles católicos, a superarem preconceitos e abater barreiras, construindo pontes de diálogo e amizade.

“Isso é tão importante e me faz pensar na comunidade das origens, naqueles primeiros discípulos que depois se tornaram apóstolos”, disse o Papa. Olhando para eles, eram todos diferentes: havia o discípulo do Batista, o zelota, o pescador e o publicano. Diferenças de proveniência, caráter e afinidade. “E mesmo assim, é difícil pensar num grupo mais unido”, afirmou Francisco, pois encontram sua coesão em Jesus. “Também para os estudantes este é o caminho”, indicou o Papa, caminhar juntos atrás de Jesus, deixando para trás erros e incompreensões.

“Estes são meus votos: que esses anos sejam, através do acolhimento e do respeito fraterno, da escuta e da compartilha, profecia de caridade e semente de unidade, pelo bem de todos os cristãos do mundo”, concluiu o Pontífice.

Por fim, o Papa convidou todos os presentes, cada um em sua língua, a rezarem juntos o Pai-Nosso.

Texto: Vatican News

Foto: Vatican Media

Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções