Notícias do Vaticano

  • Em Foco
  • Vaticano
  • Papa Francisco: Todos são chamados à missão, inclusive os leigos

Papa Francisco: Todos são chamados à missão, inclusive os leigos

Publicado em 16 de março de 2023 - 14:54:40

Na Audiência Geral da quarta-feira (15), o papa Francisco continuou sua catequese sobre a paixão de evangelizar, esclarecendo o que significa ser um apóstolo hoje.

Todo cristão, não apenas o clero, é chamado a ser apóstolo. Esta missão apostólica foi dada no batismo, quando recebemos nosso selo cristão e “uma missão, ou seja, o Senhor nos chama para estarmos com Ele e nos enviar para anunciar a Boa Nova. Por isso, os apóstolos não são apenas os Doze discípulos escolhidos por Jesus, mas todos os batizados, que constituem o santo povo fiel de Deus”, disse Francisco.

Os leigos também participam do “ministério sacerdotal, profético e real de Cristo”, que os capacita para a missão no mundo, em união com a hierarquia eclesiástica. Na Igreja, todos – leigos e consagrados –  se unem na missão.

“O testemunho dos primeiros cristãos ilumina também o nosso apostolado na Igreja hoje. As suas experiências mostram-nos que é Deus quem nos escolhe e nos dá a graça da missão – que às vezes parece sobrecarregar nossas capacidades ou não corresponder às nossas expectativas – e que a este dom gratuito deve ser respondido gratuitamente”, afirmou o Pontífice.

Para a missão da Igreja, tarefa comum a todos os batizados, Deus dá as capacidades próprias da missão e da vocação de cada um. “É um chamado que nos permite desempenhar a nossa tarefa apostólica de maneira ativa e criativa, segundo os dons e carismas que recebeu”.

Em sua saudação em espanhol, Francisco recordou que, “em alguns dias, celebraremos a solenidade de São José, padroeiro da Igreja universal. Peçamos a Deus, por intercessão deste querido santo, que nos ajude a sermos apóstolos fiéis e corajosos, abertos ao diálogo e prontos para enfrentar os desafios da evangelização”.

Texto: Gaudium Press, com informações Vatican News

Foto: Vatican Media

 

Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções