Notícias do Vaticano

  • Em Foco
  • Vaticano
  • “Não basta pedir perdão”, diz Papa na mensagem de vídeo sobre as vítimas de abuso

“Não basta pedir perdão”, diz Papa na mensagem de vídeo sobre as vítimas de abuso

Publicado em 3 de março de 2023 - 09:19:50

Foi divulgada, na quinta-feira (02/03), a mensagem de vídeo do Papa Francisco com as intenções de oração para o mês de março. A mensagem deste mês é dirigida a todos aqueles que foram vítimas de abuso. "Diante dos abusos, especialmente aqueles cometidos por membros da Igreja, não basta pedir perdão", diz o Papa. 

Pedir perdão é necessário, mas não é suficiente

Pedir perdão é necessário, mas não é suficiente. Pedir perdão é bom para as vítimas, porque são elas que devem estar "no centro" de tudo. A sua dor, os seus danos psicológicos podem começar a cicatrizar se encontrarem respostas; ações concretas para reparar os horrores que sofreram e evitar que se repitam.

A preocupação do Papa Francisco com as vítimas e seu apelo para trazer o drama do abuso à superfície é acompanhado este mês por um Vídeo que a Rede Mundial de Oração do Papa produziu com o artista italiano Hermes Mangialardo. É uma história com um forte conteúdo simbólico, brincando com a comparação entre a luz e as trevas, que fala da singularidade de cada vida e do profundo sofrimento causado pela violência. Nas paredes de uma casa escura, onde cortinas afastam o sol, há pinturas retratando flores, que murcham justamente por causa da falta de luz. São pinturas de diferentes tipos e cores - algumas já prontas, em detalhes, outras mal desenhadas em traços infantis - colocadas nos diferentes cômodos da casa: o quarto das crianças, o canto esportivo, a sala de estar. Todos os cômodos, tão diferentes uns dos outros, têm em comum a escuridão que os domina, até que as cortinas da sala se rasgam e finalmente permitem que a luz entre: os raios do sol não só iluminam a casa, mas também permitem que aquelas flores feridas - que nem mesmo a moldura e o vidro conseguiram proteger da violência que penetrou profundamente em seus corações - voltem à vida e lentamente comecem a se levantar novamente, levando consigo suas feridas.

A Igreja não pode tentar esconder a tragédia dos abusos

A Igreja não pode tentar esconder a tragédia dos abusos, quaisquer que sejam. Nem quando os abusos ocorrem nas famílias, em clubes, ou noutro tipo de instituições. A Igreja deve ser um exemplo para ajudar a resolvê-los, tornando-os conhecidos na sociedade e nas famílias. É a Igreja que tem de oferecer espaços seguros para ouvir as vítimas, acompanhá-las psicologicamente e protegê-las.

"Rezemos pelos que sofrem por causa do mal cometido pelos membros da comunidade eclesial: para que encontrem na própria Igreja uma resposta concreta às suas dores e aos seus sofrimentos", conclui o Papa.

Texto: Vatican News

Imagem, vídeo e infográfico: ovideodopapa.org

 

Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções