Notícias do Vaticano

  • Em Foco
  • Vaticano
  • Dom Valdir José: uma Igreja sempre atualizada no mundo da comunicação

Dom Valdir José: uma Igreja sempre atualizada no mundo da comunicação

Publicado em 21 de novembro de 2022 - 14:25:50

O bispo nomeado para Campo Limpo, Dom Valdir José de Castro, primeiro bispo da Congregação dos Padres e Irmãos Paulinos, participou, no Vaticano, das reuniões plenárias do Dicastério para a Comunicação, do qual é membro. E no dia 12 de novembro foi recebido em audiência pelo Papa Francisco, junto a todos os participantes. Após o encontro, ele concedeu uma entrevista ao Vatican News.

Sobre a experiência nas reuniões plenárias em Roma, em que participou pela primeira vez, ele afirmou que “pelo fato dos participantes serem provenientes do mundo todo, vê-se vários pontos de vista, perspectivas em torno da comunicação, mas se vê a preocupação de todos em fazer com que a Igreja esteja sempre cada vez mais dentro das linguagens que a comunicação hoje esta criando, especialmente no mundo digital”.

Ao comentar a audiência com o Santo Padre, Dom Valdir relatou que “o Papa Francisco falou sobre a comunicação como um acontecimento humano, que a comunicação só tem sentido se estiver a serviço do homem e da mulher; as tecnologias, ressaltou, são importantes, mas não são sinônimo de comunicação, mas devem estar a serviço da comunicação”. No momento em que cumprimentou o Papa, Dom Valdir disse que ele “se recordou da minha ordenação, que será no dia 26 de novembro, e deu uma bênção especial para mim e para o povo da Diocese de Campo Limpo”.

No fim da entrevista, Dom Valdir enviou uma mensagem ao povo da Diocese de Campo Limpo: “Estarei ali para caminhar com o povo. Sei da caminhada que já foi feita e quero entrar na caminhada desta Igreja particular e levar minha pequena contribuição, mas também aprendendo já com este caminho das diversas pastorais, dando enfoque na comunicação”.

Texto: Padre Pedro André, SDB / Vatican News

Foto: Vatican Media

 

Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções