Francisco recebe Macron: paz mundial foi o centro da conversa de uma hora
Publicado em 24 de outubro de 2022 - 15:27:10
O presidente francês Emmanuel Macron foi recebido pela terceira vez pelo Pontífice no Palácio Apostólico junto com sua esposa Brigitte. Macron se encontra em Roma para participar do evento "Grito da Paz" da Comunidade de Santo Egídio e também participará no Coliseu da oração pela paz com os líderes das religiões do mundo.
O carro blindado com a bandeira azul, branca e vermelha chegou ao Vaticano, no pátio de São Dâmaso, por volta das 10h20. O sorridente Presidente francês Emmanuel Macron, juntamente com sua esposa Brigitte e uma delegação de dez membros, foi recebido pela Guarda Suíça e por alguns cavalheiros de Sua Santidade, e pelo Regente da Casa Pontifícia, Dom Leonardo Sapienza, que o acompanhou até o elevador que levou o Presidente à Biblioteca Apostólica. Lá, pela terceira vez desde o início de seu mandato, ele encontrou o Papa Francisco. Em seguida, ele encontrou o Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, e Dom Paul Richard Gallagher, Secretário de Relações com Estados e Organizações Internacionais.
Longo encontro
Cinquenta e cinco minutos foi a duração do encontro de hoje (10h25-11h20), dois minutos a menos que a audiência de 26 de junho de 2018, lembrada pela opinião pública mundial pelo gesto final, sem precedentes e confidencial, do chefe do Eliseu que acariciava o rosto do Papa com sua mão esquerda. Como se fosse uma forma do presidente - não raro a gestos públicos de estima e afeto - de reiterar seu desejo de consolidar as relações entre a França e a Santa Sé, como já havia manifestado aos bispos franceses em seu mandato. A emergência migratória, a resolução de conflitos, a situação no Oriente Médio e na África, mas também as perspectivas do projeto europeu, foram os temas centrais da audiência, uma das mais longas concedidas pelo Papa a um chefe de Estado ou de governo.
O desejo de paz
Conforme informações do boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé estes temas voltaram a ser falados. Durante o cordial encontro na Secretaria de Estado", afirmam, "se detiveram em questões internacionais, começando pelo conflito na Ucrânia, com especial atenção à situação humanitária. Também foi dada especial consideração à região do Cáucaso, ao Oriente Médio e à África".
Os presentes
Macron já havia anunciado sua intenção de presentear o Papa com uma primeira edição em francês da obra Paz Perpétua de Immanuel Kant. O exemplar, uma edição rara de 1796, foi entregue nas mãos do Pontífice que retribuiu com uma medalha de bronze, emoldurada em mármore, retratando São Pedro e a colunata. Juntamente com isso, os documentos papais, a Mensagem pela Paz deste ano, o Documento sobre a Fraternidade Humana e o livro sobre a Statio Orbis de 27 de março de 2020, editado por Lev.
Na terça-feira (25/10), Macron participará do evento da Comuniade de Santo Egídio no Coliseu presidido pelo Papa, na presença de outros líderes políticos e religiosos, para implorar a paz na Ucrânia e em áreas do mundo atormentadas pela guerra e pela violência. Neste rico programa, o presidente não queria perder uma visita ao Papa, com o qual ele tem estado em comunicação direta por anos.
Texto: Salvatore Cernuzio / Vatican News
Foto: VATICAN MEDIA Divisione Foto