O 1° de setembro marca uma data especial instituída pelo Papa Francisco em 2015 para coincidir com a data análoga da Igreja Ortodoxa, como o Pontífice lembrou em tuíte: “Hoje celebramos o Dia Mundial de Oração pela Criação e o início do #TempodaCriação, que terminará em 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis.”
Na Audiência Geral desta quarta-feira (31), o Papa Francisco lembrou como é importante mudar o estilo de vida individual, parando com "os excessos consumistas" que acabam gerando abusos e destruição da natureza. Na sua mensagem para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, o Pontífice alertou sobre o único caminho possível para mudar a situação que vivemos de crise ambiental que é se arrepender e buscar novos estilos de vida no dia a dia, além de mudar os modelos de consumo e produção através do compromisso conjunto dos países.
O Tempo de conversão ecológica
Para a celebração da data e o início do tempo ecumênico de "conversão ecológica", Francisco divulgou uma mensagem ainda em julho em que pede para ouvirmos a "voz da criação". Um compromisso para todos os cristãos de diferentes Igrejas que estarão unidos em oração, reflexão e ações concretas por pouco mais de um mês, até outubro deste ano.
Igrejas, dioceses e paróquias em várias partes do mundo estão mobilizadas. A partir do Vaticano, acontece um evento ecumênico de abertura do Tempo da Criação nesta quinta-feira (01), organizado pelo Movimento Laudato si’, com a participação, entre outros, da Irmã Alessandra Smerilli, secretária do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral. A iniciativa será transmitida ao vivo, via streaming, pelo canal do Vatican News no Youtube a partir das 15h na Itália, 10h no horário Brasília.
Nesta sexta-feira (2), acontece a oitava edição do "Cortile de Francisco", na cidade italiana de Assis, com o tema: "Eternidade e o tempo presente". Entre os participantes, estará o cardeal Matteo Zuppi, presidente da Conferência Episcopal Italiana, e o cardeal Angelo Scola, arcebispo emérito de Milão.
Texto: Andressa Collet / Vatican News
Foto: Vatican Media