Notícias do Vaticano

  • Em Foco
  • Vaticano
  • Vietnamita realiza sonho de entregar foto-ícone do “não à guerra” ao Papa

Vietnamita realiza sonho de entregar foto-ícone do “não à guerra” ao Papa

Publicado em 12 de maio de 2022 - 14:09:58

 A Audiência Geral desta quarta-feira (11) marcou um encontro especial: o Papa saudou os vietnamitas Kim Phuc e Nick Ut.

Kim é a menina da foto, então com 9 anos. Nick é o autor da célebre imagem, feita em 8 de junho de 1972, que virou símbolo das atrocidades cometidas na guerra do Vietnã.

Por incrível que pareça, os dois nunca haviam se encontrado pessoalmente e a ocasião ocorreu dias atrás, em Milão, na inauguração da mostra “From Hell to Hollywood”.

O fotógrafo venceu o prêmio Pulitzer em 1973. Atualmente, Ut vive em Los Angeles, trabalhou para Hollywood e continua na profissão.

Já Kim teve que sofrer 17 operações em decorrência dos efeitos da bomba contendo napalm, lançada sobre o vilarejo de Trang Bang, no sul do Vietnã, ocupado pelos norte-vietnamitas. Foi o próprio fotógrafo quem a levou ao hospital, onde ficou internada por 14 meses.

“Encontrei a fé no Cristianismo e isso me ajuda. Penso que seja graças a Deus que ainda estamos vivos. A dor física e os sinais os carrego ainda sobre a pele, mas a dor emotiva e espiritual foi ainda mais difícil de enfrentar”, declarou Kim à imprensa italiana.

A vietnamita, portanto, tinha o sonho de encontrar o Papa Francisco e entregar pessoalmente a foto de 50 anos atrás – sonho realizado hoje.

Texto: Bianca Fraccalvieri / Vatican News

Foto: Vatican Media

Em Foco - Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções