A Audiência Geral desta quarta-feira (11) marcou um encontro especial: o Papa saudou os vietnamitas Kim Phuc e Nick Ut.
Kim é a menina da foto, então com 9 anos. Nick é o autor da célebre imagem, feita em 8 de junho de 1972, que virou símbolo das atrocidades cometidas na guerra do Vietnã.
Por incrível que pareça, os dois nunca haviam se encontrado pessoalmente e a ocasião ocorreu dias atrás, em Milão, na inauguração da mostra “From Hell to Hollywood”.
O fotógrafo venceu o prêmio Pulitzer em 1973. Atualmente, Ut vive em Los Angeles, trabalhou para Hollywood e continua na profissão.
Já Kim teve que sofrer 17 operações em decorrência dos efeitos da bomba contendo napalm, lançada sobre o vilarejo de Trang Bang, no sul do Vietnã, ocupado pelos norte-vietnamitas. Foi o próprio fotógrafo quem a levou ao hospital, onde ficou internada por 14 meses.
“Encontrei a fé no Cristianismo e isso me ajuda. Penso que seja graças a Deus que ainda estamos vivos. A dor física e os sinais os carrego ainda sobre a pele, mas a dor emotiva e espiritual foi ainda mais difícil de enfrentar”, declarou Kim à imprensa italiana.
A vietnamita, portanto, tinha o sonho de encontrar o Papa Francisco e entregar pessoalmente a foto de 50 anos atrás – sonho realizado hoje.
Texto: Bianca Fraccalvieri / Vatican News
Foto: Vatican Media