Notícias do Vaticano

  • Em Foco
  • Vaticano
  • Antissemitismo é ameaça a ser superada com educação, defende representante da Santa Sé

Antissemitismo é ameaça a ser superada com educação, defende representante da Santa Sé

Publicado em 10 de fevereiro de 2022 - 11:25:31

Para combater o antissemitismo, deve-se reconhecer que "nenhum país na região da Cooperação na Europa é imune" a este flagelo. Este foi o ponto de partida para Dom Janusz Urbanczyk, representante permanente da Santa Sé junto à OSCE - a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa - em seu discurso na conferência sobre a luta contra o antissemitismo, realizada em 7 e 8 de fevereiro em Varsóvia, na Polônia. Hoje", disse, "as comunidades judaicas são vítimas de ameaças e ataques violentos, que podem até resultar em assassinatos; elas sofrem atos de vandalismo e profanação de suas sinagogas, cemitérios e outros bens". A segurança das comunidades religiosas, seus membros e seus bens é uma consequência direta da proteção da liberdade religiosa. Os Estados membros da OSCE, explicou, têm o dever comum não apenas de assegurar a proteção das comunidades judaicas (assim como de todas as comunidades religiosas), mas também de prevenir crimes contra elas.

Antissemitismo online
Formas de antissemitismo nas redes sociais, e na Internet em geral, podem levar à violência. "A liberdade de expressão, como qualquer direito humano, deve ser acompanhada pela responsabilidade", destacou Dom Janusz Urbanczyk, "que não pode ser ignorada". "Se os mesmos direitos que as pessoas têm off-line devem ser protegidos on-line, os deveres e responsabilidades correspondentes off-line também devem ser exigidos online". Citando uma passagem da mensagem do Papa Francisco de 2021 para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, o observador permanente lembrou que "somos todos responsáveis pela comunicação que fazemos, pelas informações que fornecemos, pelo controle que podemos exercer juntos sobre as fake news, desmascarando-as". Também deve ser dada uma atenção específica ao papel dos provedores de serviços Internet e daqueles ligados a redes sociais.
 
Lutar contra o antissemitismo através da educação
Somente através de uma educação adequada é possível combater o antissemitismo e a discriminação de forma eficaz e sustentável. Falando na quarta sessão da Conferência sobre Antissemitismo, Dom Urbańczyk disse que é a ignorância, o preconceito e os estereótipos que alimentam o antissemitismo em nossas sociedades e que a educação, por outro lado, pode conter o fenômeno tornando as crianças e os jovens, em particular, conscientes de sua responsabilidade comum de proteger a dignidade humana das pessoas e dos povos. "A educação, especialmente na escola, que aborda as raízes do fenômeno, desempenha um papel importante na promoção da liberdade religiosa e da não discriminação", disse o observador permanente da Santa Sé.
 
Dom Urbańczyk acrescentou que é precisamente o conhecimento da religião do outro que pode diminuir mal-entendidos e estereótipos prejudiciais e por fim lembrou das palavras pronunciadas pelo Papa Francisco em sua mensagem em vídeo de 15 de outubro de 2020 "Pacto Global sobre Educação. Juntos, olhar além": "Educar é sempre um ato de esperança que convida à co-participação e à transformação da lógica estéril e paralisante da indiferença em uma lógica diferente, capaz de acolher nossa pertença comum. [...] Acreditamos que a educação é uma das formas mais eficazes de humanizar o mundo e a história. A educação é acima de tudo uma questão de amor e responsabilidade que é transmitida ao longo do tempo de geração em geração”. Em conclusão, a Santa Sé gostaria de expressar mais uma vez sua gratidão à Presidência polonesa da OSCE por organizar esta Conferência sobre a luta contra o antissemitismo na região.
 
Texto: Amedeo Lomonaco e Tiziana Campisi / Vatican News
Foto: Photo by David Holifield / Unsplash
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções