Uma encíclica social e não somente sobre meio ambiente: esta é a Laudato si’. E foi o próprio autor, o Papa Francisco, que salientou este aspecto aos membros do Congresso interuniversitário “Laudato si’”, que se realizará na Argentina de 1º a 4 de setembro.
Por meio de uma videomensagem, o Pontífice faz votos de que o evento faça progredir a consciência social e a conscientização a respeito da proteção da casa comum.
“A encíclica Laudato si’ não é somente uma encíclica ’verde’, é uma encíclica ’social’", disse. O desejo de Francisco é que o Congresso “consiga ver todo o seu alcance e todas as suas consequências”.
Nova agenda
O evento é organizado pelo Conselho Interuniversitário Nacional (CIN), pelo Conselho de Reitores de Universidades Privadas (CRUP) e pela Conferência Episcopal Argentina (CEA). De forma virtual, será realizado em distintos pontos do país para permitir uma maior participação.
Das jornadas participarão especialistas nacionais e internacionais, que compartilharão sua análise da atualidade e sobre os principais eixos da encíclica, como dignidade pessoal, fraternidade e diálogo intercultural, meio ambiente e desenvolvimento integral das pessoas.
Seis anos após a publicação da Encíclica, a finalidade do Congresso é a busca de uma nova agenda que atenda a complexidade e as diversas dimensões que atravessam esses fenômenos.
Texto: Vatican News
Foto: Arquivo - Reprodução / Vatican News