O Papa incentivou as famílias à santidade, afirmando que cada esposo nos seus matrimónios “pode ser santo” se desejar, numa videomensagem dedicada à exortação ‘Amoris Laetitia’, que conta com o testemunho de um casal de Taiwan.
“Cada família é um bem, uma força para a Igreja: A beleza do dom que se gera na família, a alegria pela vida que nasce e o cuidado dos pequeninos, dos doentes, dos idosos, tornam cada família insubstituível, não só na Igreja mas na sociedade inteira”, disse Francisco.
No terceiro vídeo do ano especial ‘Família Amoris Laetitia’ (assista abaixo), o Papa afirma que a Igreja quer acompanhar as famílias e fazer com que “cada família seja um pilar da evangelização”, “com o mesmo olhar de ternura e misericórdia que Jesus tinha”.
“Com o sacramento do matrimónio toda a família recebe a graça para se tornar uma luz na escuridão do mundo”, realça.
No vídeo, Francisco pergunta se “conhecem algum casal de esposos santos” e adiantando que existem “números processos de beatificação para esposos santos”.
“Santos juntos, seja o marido, como a mulher, pessoas normais, gente comum que através do matrimónio testemunharam o amor de Jesus”, acrescentou, salientando que “cada um dos seus matrimónios pode ser santo se desejarem”.
Ângela e António, casal de Taiwan, participa neste vídeo com o seu testemunho, afirmando que “a família é uma vocação”.
“Depois de 31 anos de vida matrimonial, confirmamos que o sacramento do matrimónio torna as coisas possíveis com Jesus”, disse António.
Ângela, por exemplo, recordou que na juventude disseram-lhe que “não podia ter filhos” mas têm três, e Maria, a terceira filha, nasceu em 2005, quando já tinha 43 anos.
“Sempre pusemos a família como primeira prioridade antes do prazer pessoal ou carreira profissional”, acrescentou.
O Dicastério Leigos, Família e Vida (Santa Sé) está a produzir uma série de dez vídeos e subsídios mensais, em colaboração com o Dicastério para a Comunicação, no contexto do ano especial ‘Família Amoris Laetitia’
A Igreja Católica está a viver um ano dedicado à família, pelos cinco anos da publicação da exortação apostólica do Papa Francisco sobre a família, que começou na solenidade de São José (19.03.2021) e decorre até à celebração do X Encontro Mundial das Famílias, em Roma (26.06.2022).
A ‘Amoris Laetitia’ (A Alegria do Evangelho) tem com nove capítulos, mais de 300 pontos, e foi publicada em 2016, após duas assembleias do Sínodo dos Bispos (2014 e 2015).
Créditos:
Texto: Agência Ecclesia
Imagem: Vatican News
Vídeo: Vatican News