Notícias do Mundo

  • Em Foco
  • Mundo
  • Equador: situação do país andino acende alarme na América Latina

Equador: situação do país andino acende alarme na América Latina

Publicado em 12 de janeiro de 2024 - 09:12:23

Alarme em toda a América Latina sobre a situação no Equador, onde na terça-feira, 9 de janeiro, o presidente Daniel Noboa declarou a existência de um "conflito armado interno". Noboa ordenou que os militares desbaratassem 22 grupos criminosos organizados transnacionais, definidos como organizações terroristas não-estatais.

Oito mortos nos ataques a pedestres e veículos

A declaração do chefe de Estado foi emitida depois que um grupo fortemente armado ocupou o canal público TC Televisión em Guayaquil por várias horas, enquanto ocorriam tumultos em seis prisões e outros atos violentos em Quito e em várias cidades.

As forças de segurança conseguiram libertar os reféns na estação de TV e capturar os membros do comando sem derramamento de sangue. Mas o pânico se instalou nas ruas de Guayaquil, onde oito pessoas perderam a vida em ataques a pedestres e veículos. A polícia interveio em mais de seiscentas situações de emergência e vários hospitais foram revistados.

Convocação do Conselho de Segurança

Noboa já havia declarado estado de emergência e toque de recolher por sessenta dias após o "desaparecimento" de Adolfo Macías, vulgo "Fito", líder da gangue criminosa Los Choneros. Outro chefe perigoso, Fabricio Colon Pico, também fugiu da prisão de Riobamba, aproveitando-se do caos.

O presidente convocou o Conselho de Segurança com representantes dos três ramos do poder estatal (Parlamento, Governo e Justiça), altos funcionários da Polícia Nacional e das Forças Armadas. O chefe de Estado também ordenou o fortalecimento das medidas de proteção para os membros desse órgão e seus familiares.

A solidariedade dos governos latino-americanos

O governo de Quito recebeu a solidariedade dos governos latino-americanos, do México à Argentina, passando pela Colômbia, Brasil e Chile. O vizinho Peru declarou estado de emergência na fronteira norte do país e enviou as Forças Armadas para monitorar a área junto com a Polícia Nacional.

A Argentina anunciou que estava pronta para enviar forças de segurança ao Equador para ajudar a restaurar a ordem, chamando a situação equatoriana de um problema para todo o continente.

Texto: Vatican News, com Fides

Foto: Engin Akyurt / Unsplash

Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções