Teve início no dia 1º de julho, com uma missa solene em honra ao Preciosíssimo Sangue do Senhor, a novena de orações a Santa Maria Goretti em Itri, na província italiana de Latina, região do Lácio, pelas vítimas da violência contra as mulheres que marcaram os últimos dias na Península.
"Diante do drama que estamos assistindo repetidamente, sobretudo nos últimos dias na Itália, nosso grito de ’não’ à violência contra as mulheres de todas as idades e condições sociais se eleva bem alto. Voltemo-nos para a mártir Maria Goretti - disse o padre Rungi -, "a primeira menina que, no início do século XX, exatamente em 5 de julho de 1902, foi morta a facadas por Alessandro Serenelli, em uma tentativa do jovem de se aproveitar dela, a quem Marietta se opôs com força e coragem, resistindo a todas as tentativas do estuprador".
"Que a coragem e a força dessa jovem possam dar a ajuda espiritual necessária para combater as forças do mal que se escondem nos corações e nas vidas de tantos de nossos jovens, que muitas vezes são alienados pelo uso excessivo das mídias sociais e outras formas desestabilizadoras de suas vidas".
A missa foi concelebrada pelos padres da comunidade Passionista de Itri, padre Cherubino Di Feo e padre Giuseppe Costantino Comparelli. A novena prosseguirá até o domingo, 9 de julho, quando a comunidade passionista celebrará a festa em honra a Santa Maria Goretti com os fiéis e devotos, com vários momentos de oração, reflexão e entretenimento.
Enquanto isso, de 6 a 8 de julho, um intenso tríduo será pregado pelos padres da comunidade passionista de Itri, como parte da novena, com atenção especial para a juventude italiana.
Texto: Vatican News (com Sir)
Foto: Tito Gauna / Cathopic