Um Rosário de 600 metros de comprimento está em fase final de construção no Líbano. Localizado entre as cidades de Deir El Ahmar e Beshouat, na região de Bekaa, este já é considerado o maior rosário do mundo.
Rosário iluminado
Assim que a obra estiver pronta, o maior Rosário do mundo, com os seis Pai Nossos e 53 Ave Marias do Terço, será iluminado durante as noites, ficando visível do Céu. Este grande Rosário foi construído a cerca de trinta quilômetros da Síria.
A construção levará os peregrinos até a cruz da Ressurreição e a um grande auditório destinado a realização de celebrações. Abaixo da Cruz haverá uma capela dedicada à oração diante do Santíssimo Sacramento.
História do maior Rosário do mundo
A ideia de se construir um Rosário com estas proporções surgiu de um jovem libanês que no ano de 2006 foi preso por engano enquanto peregrinava em Medjugorje, na Bósnia e Herzegovina.
Ao pedir a intercessão de Nossa Senhora para que fosse libertado, sentiu a inspiração para criar um santuário mariano. Ao ser libertado, juntou fundos para tirar o projeto do papel. Em 2008 foi iniciada a construção em um terreno pertencente à ordem libanesa maronita.
Igreja Católica no Líbano
Segundo as estatísticas oficiais divulgadas pelo Vaticano, atualmente a Igreja Católica está presente no Líbano com dez Dioceses e mais de 800 paróquias, além de sete outras jurisdições no Oriente Médio. Até o final de 2006 haviam 1.413.652 católicos maronitas no país. (EPC)
Texto: agência Gaudium Press
Ilustração e foto: Reprodução Facebook/Rosary of Lebanon