Notícias do Mundo

  • Em Foco
  • Mundo
  • Associação Papa João XXIII: apelo do movimento pela paz ao povo russo

Associação Papa João XXIII: apelo do movimento pela paz ao povo russo

Publicado em 18 de maio de 2022 - 16:42:24

"É necessário romper o silêncio sobre a abertura de um diálogo em torno da guerra na Ucrânia. É por isso que pensamos em um apelo à sociedade civil russa para continuar a luta pacífica a fim de acabar com todas as formas de violência. Também propusemos às autoridades russas nossa ajuda pessoal para facilitar as evacuações dos refugiados. A carta que escrevemos em italiano e cirílico é uma carta aberta que não tem tom agressivo e que, embora dirigida aos russos, também fala aos ucranianos que leem e entendem cirílico. É uma forma de dar voz também àqueles que não a podem ter e arriscam a prisão simplesmente pronunciando a palavra paz."

Foi o que disse Gianpiero Cofano, secretário geral da Associação Papa João XXIII - que tomou a iniciativa de propor a rede StoptheWarNow (Pare a guerra agora) ao movimento pela paz, ao qual dezenas de associações católicas e seculares já aderiram -, explicando o significado do apelo difundido estes dias em italiano e cirílico.

Carta aberta ao povo russo
"Apelamos a vocês, cidadãos da Rússia – lê-se na carta aberta lançada pela Campanha #Aopovorusso -, para pedir a seu governo que ponha um fim a esta ’Operação militar especial’ que está causando morte, sofrimento e destruição."

"Os ucranianos - continua o apelo difundido em vários canais e mídias sociais - são seus irmãos, são nossos irmãos como também vocês são para nós. Esta violência está afetando principalmente os civis e é por isso que nos dirigimos à sociedade civil. Retomemos o destino de nossa história e pedimos que cessem todas as formas de violência. Nós pedimos a vocês de joelhos em nome das vítimas: exijam de seu governo o fim da guerra!"

Associação Papa João XXIII
A fim de garantir que a mensagem de paz da Campanha StoptheWarNow alcance o maior número possível de cidadãs e cidadãos russos, a coalizão apelou não apenas para suas organizações membros, mas também para as instituições italianas e entidades públicas e privadas para ajudar a divulgar o apelo, exibindo-o nas fachadas de suas sedes ou através de cartazes nas ruas de suas cidades. A intenção é de estender o apelo também a nível europeu.

A Associação Papa João XXIII completou uma evacuação de 63 órfãos e 21 acompanhantes de Mariupol: "Chegamos a Trapani há alguns dias, após uma cansativa viagem - explica Alberto Capannini da Associação -, porque as malhas de evacuação estão ficando cada vez mais apertadas".

Adesão à Campanha
"Entretanto, conseguimos evacuar essas 83 pessoas graças ao apoio da CGIL e dos sindicatos ucranianos e poloneses, e também graças à contribuição de alguns parlamentares. Nossa Associação se encarregou do acolhimento delas aqui na Sicília", acrescenta. Novamente na Ucrânia, Capannini está preparando três postos fixos que deverão tornar-se ativos em junho em Lviv, Kiev e Odessa.

Quem quiser pode aderir à Campanha através da página www.stopthewarnow.eu, uma rede da sociedade civil que há mais de um mês foi a Lviv para uma marcha simbólica pela paz e agora está trabalhando para estabelecer três pontos fixos de coleta em Lviv, Kiev e Odessa que podem facilitar a evacuação dos ucranianos.

Texto: Vatican News

Foto: Social Income / Unsplash

Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções