O Vaticano apresentou, na terça-feira (10), a mensagem do Papa Francisco para o segundo Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que tem como tema “Dão fruto mesmo na velhice” (Sl 92, 15). A data será celebra no dia 24 de julho, em todo o mundo – próximo à celebração dos dias de São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus Cristo. O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida também exibiu o logo oficial do evento.
O Santo Padre também ressalta que o dom de uma vida longa é um dom para toda a sociedade. “Bendita a casa que guarda um ancião! Bendita a família que honra os seus avós!”, disse. O Papa Francisco lembra também que o testemunho dos idosos é importante e significativo, e convida-os a ser mestres dum modo de viver pacífico e atento aos mais frágeis. Esta missão começa na sua própria família, mas não termina nela, e inclui “juntamente com os nossos netos, muitos outros assustados que ainda não conhecemos e que talvez fujam da guerra ou sofram por causa dela”, apontou.
O Pontífice ainda convida os avós e idosos a continuarem a dar frutos e a viverem de forma particular a dimensão da oração. “O instrumento mais precioso e apropriado que temos para a nossa idade. Uma imploração confiante pode fazer muito: é capaz de acompanhar o grito de dor de quem sofre e pode contribuir para mudar os corações”, destacou.
Como celebrar?
O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida aponta duas modalidades concretas para viver o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos: celebrar em cada paróquia uma missa dedicada aos idosos e ir ao encontro dos que não costumam receber visitas. Nas redes sociais, o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos será marcado com a hashtag #AvoseIdosos. No Brasil, a Pastoral da Pessoa Idosa e a Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) já começaram os preparativos.
Texto: CNBB
Foto: Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida / Divulgação