O Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) vai celebrar os seus 50 anos na assembleia plenária anual, com a participação dos presidentes das conferências episcopais europeias, de 23 a 26 de setembro, em Roma.
Depois da celebração, os presidentes das Conferências Episcopais de toda a Europa e os participantes da reunião vão visitar os túmulos dos Papas que acompanharam o CCEE para “um momento de oração”.
‘CCEE, 50 anos ao serviço da Europa, memória e perspetivas no contexto da Fratelli Tutti’ é o tema da assembleia plenária anual do Conselho das Conferências Episcopais da Europa.
“É uma oportunidade para analisar a situação europeia, identificar os elementos mais significativos que influenciam o tecido eclesial e civil do nosso continente e fazer uma memória viva das raízes cristãs inerentes à sua história”, explica o CCEE, acrescentando “e para renovar o empenho da Igreja na construção da Europa”.
Segundo o comunicado, os presidentes das Conferências Episcopais da Europa vão ser recebidos pelo presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, na tarde de 24 de setembro, no Quirinale, a residência oficial do presidente italiano.
O Conselho das Conferências Episcopais da Europa está a celebrar o 50º aniversário este ano, foi criado em março de 1971, e aprovado por São Paulo VI.
Texto: Agência Ecclesia