"A Espanha Rural, um desafio para a evangelização e o cuidado com a Criação": este será o tema do Seminário de Ecologia Integral que vai se realizar em Madri nos dias 13, 20 e 27 de setembro, o mês dedicado ao Tempo da Criação.
"O objetivo do seminário - lê-se numa nota - é abrir uma linha temática sobre a Espanha rural como um desafio humano, ecológico e evangelizador, analisado sob três perspectivas: respeito e cuidado com a Criação; os valores éticos das comunidades rurais; os recursos pastorais e a espiritualidade das comunidades cristãs no contexto rural."
"Laudato si’" e "Fratelli tutti"
Estes temas serão discutidos com "especialistas, representantes de instituições eclesiais e agentes pastorais envolvidos no mundo rural". O pano de fundo das reflexões serão duas encíclicas do Papa Francisco: "Laudato si’ sobre o cuidado da casa comum" e "Fratelli tutti sobre a fraternidade e amizade social".
Para cada sessão de trabalho, haverá várias apresentações de 20 minutos cada, que darão lugar a um diálogo entre os especialistas e os participantes. O seminário será aberto pelo presidente da Subcomissão episcopal de Ação caritativa e social, dom Jesús Fernández, enquanto o discurso de encerramento será proferido pelo secretário geral do Episcopado espanhol, dom Luis Argüello.
Orar e agir
Por fim, recorda-se que o Tempo da Criação tem um caráter ecumênico e se estende de 1º de setembro a 4 de outubro, ou seja, do "Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação", instituído pelo Papa Francisco em 2015, até à memória litúrgica de São Francisco de Assis, figura hagiográfica de referência para a proteção do meio ambiente. Ao longo do mês, os cristãos do mundo inteiro são convidados a orar e agir pela proteção da casa comum em todas as áreas possíveis.
Texto: Vatican News
Foto: Mathew MacQuarrie / Unsplash