Notícias do Mundo

  • Em Foco
  • Mundo
  • Turismo Religioso: “Fátima é um lugar seguro e não faltam bons motivos para regressar”, afirmou reitor do santuário

Turismo Religioso: “Fátima é um lugar seguro e não faltam bons motivos para regressar”, afirmou reitor do santuário

Publicado em 24 de junho de 2021 - 14:00:59

O reitor do Santuário de Fátima destacou hoje que o lugar de culto e a região estão preparados “para acolher turistas e visitantes”, falando na abertura do 9.º Workshop Internacional de Turismo Religioso (IWRT), que se realiza online.

“O Santuário de Fátima preparou os espaços para garantir a segurança sanitária quer aos visitantes, quer aos colaboradores, funcionários e voluntários. O mesmo fez a hotelaria, a restauração e o comércio. Isto permite dizer que Fátima é sem dúvida um destino seguro, está preparada para acolher turistas e visitantes”, explicou o padre Carlos Cabecinhas.

O Workshop Internacional de Turismo Religioso, promovido pela ACISO – Associação Empresarial de Ourém-Fátima hoje e esta sexta-feira, decorre exclusivamente pelos meios digitais, por causa da pandemia de Covid-19, e junta participantes de 34 países, que já têm agendadas 3404 reuniões.

“Neste contexto pandémico, sendo Fátima o mais relevante destino de turismo religioso português e sendo um destino de turismo religioso globalizado, os efeitos têm sido gravosos e mesmo dramáticos”, assinalou o padre Carlos Cabecinhas.

O responsável católico começou por recordar que estes workshops, em março de 2020, antecederam “em poucos dias o confinamento que foi imposto pela pandemia” e, na presente edição, pretendem ser “um sinal de esperança” e assinalar a vontade de superar a atual situação que “tão fortemente tem condicionado toda a atividade turística em geral e o turismo religioso em particular”.

O reitor do Santuário de Fátima lembrou que a edição internacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa, no verão de 2023, “atrairá jovens de todos os continentes” e é uma “oportunidade única para dar a conhecer o destino Fátima” e recuperar o movimento habitual.

Já a presidente da ACISO, que destacou o “novo desafio” de realizar a nona edição do IWRT pelos meios online, afirmou que estão “apostados em continuar a divulgar Portugal” e que, “hoje mais do que nunca”, é fundamental a “congregação de esforços”.

“Sabemos que a pandemia provocou alterações na motivação das viagens e também na escolha dos destinos, mas também sabemos que Fátima e o Centro de Portugal respondem na perfeição a estas novas motivações”, Purificação Reis.

Presente na abertura dos trabalhos, o presidente do Município da Guarda afirmou que promover o turismo religioso “é muito importante” para construírem nestes territórios “comunidades mais abertas, mais cosmopolitas, mais abertas ao outro, aos distantes, mais abertas ao estranho”, e, neste contexto, elogiou a Igreja Católica pelos “passos significativos” para o ecumenismo e o diálogo inter-religioso.

Carlos Monteiro assinalou que, na primeira vez que os turistas visitam, “é a fé que os traz” mas podem resultar outras visitas e à fé “acrescentam o gosto pela paisagem, pela gastronomia, património, cultura, etc.”.

“Fátima é não só farol de turismo religioso em Portugal, mas exemplo de boas praticas para a sua promoção, para a sua implementação, para a sua gestão e para a sua qualificação”, acrescentou o autarca, explicando que na Guarda estão a “investir na reabilitação da judiaria, uma das mais antigas de Portugal”, e aspiram a ser “a ‘Fátima’ do turismo judaico em Portugal”.

Participaram também na sessão de abertura da 9.º Workshop Internacional de Turismo Religioso o presidente da Entidade Regional Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado; a presidente da Comunidade Intermunicipal Médio Tejo e presidente do município de Tomar, Anabela Freitas; e o presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque.

O IX Workshop Internacional de Turismo Religioso tem a cidade de Rio de Janeiro como destino convidado e a ACISO destaca que o Brasil tem tido “cada vez mais expressão” enquanto mercado emissor de turistas para Portugal e particularmente para a região de Fátima.

Texto: Agência Ecclesia

Foto: Titosoft / Pixabay

Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções