Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • Fraternidade e Ecologia Integral

Fraternidade e Ecologia Integral

Publicado em 6 de março de 2025 - 16:32:23

A Campanha da Fraternidade foi iniciada em 1961 na Paróquia N. Sra. do Ó, em Nísia Floresta, Estado do Rio Grande do Norte, por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, então Administrador Apostólico de Natal, e um grupo de assessores. Eles queriam encontrar recursos para ajudar no sustento das atividades sociais e caritativas da Igreja. Depois, em 1964, a Campanha se estendeu ao Brasil todo, graças a Dom Helder Câmara, então Secretário Geral da CNBB. Hoje, do total arrecadado 60% se destinam a projetos da própria Diocese e os restantes 40% vão para projetos sociais em todo o Brasil.

Com seu desenvolvimento, a Campanha da Fraternidade assumiu objetivos permanentes: despertar o espírito comunitário e cristão na busca do bem comum, educando para a vida em fraternidade e renovando a consciência da responsabilidade de todos pela ação evangelizadora da Igreja na busca de uma sociedade justa e solidária. Ela se realiza durante a Quaresma, sendo uma proposta concreta de conversão pessoal, comunitária e social na preparação da maior festa cristã, a Páscoa. As palavras de ordem da Quaresma: oração, jejum, esmola e penitência se aplicam em cada Campanha da Fraternidade.

O tema e o lema de cada ano são escolhidos pelos Bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Os de 2025 foram motivados por várias realizações: dez anos da Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco e a recente publicação da sua Exortação Apostólica Laudate Deum, dez anos da criação da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), oitocentos anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, o Jubileu da Encarnação de nosso Senhor Jesus Cristo, os 1.700 anos do Concílio de Niceia e a realização da COP 30, em Belém, capital do Pará.

O tema da ecologia esteve presente em oito Campanhas da Fraternidade. A primeira vez em 1979 sobre a preservação do que é de todos, lutando por um mundo mais humano. Em 1986 versou sobre a terra.. Em 2002 teve por tema os povos indígenas. Em 2004 o tema foi a água, como fonte de vida. Em 2007 tratou da Amazônia. Em 2011 teve por tema a vida no planeta. Em 2016 a responsabilidade de todos pela construção da casa comum. Em 2017 falou sobre os biomas brasileiros e a defesa da vida. Neste ano de 2025, o tema é Fraternidade e Ecologia Integral. O lema, baseado na Bíblia: “Deus viu que tudo era muito bom” Gn 1,31).

A ecologia compreende três dimensões bem ligadas entre si: a ciência onde a ecologia ajuda na compreensão do relacionamento entre todas as criaturas que habitam o nosso planeta; os seres que são a base da vida, como água, solo, ar, energia do sol; e a imensidão dos seres vivos, como os microrganismos, as plantas e os animais, entre os quais estamos nós, os humanos. Ela também reúne grupos que lutam para deter a destruição da terra e assegurar a teia da vida, levando-nos a descobrir o lugar próprio que temos neste mundo. A ecologia é um tema urgente, pois se nos omitirmos poderemos provocar um col apso planetário.

A Ecologia Integral não é somente o cuidado com a natureza, as florestas e os rios, entre outros, mas também o combate à sua degradação. Todos precisamos cuidar do ambiente onde vivemos e nos relacionamos, fazendo com que as relações humanas e sociais predominem sobre quaisquer atitudes de destruição e egoísmo., criando espaços de convivência saudável entre as pessoas, os animais e a natureza. Todos precisamos nos converter. Aproveitemos desse tempo especial da Quaresma, onde a Campanha da Fraternidade se desenvolve, e nos convertamos para reconstruir na humanidade a harmonia quebrada e amea&cce dil;ada.

Pe. Antônio Carlos D´Elboux (acdelboux@uol.com.br)
Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Saltinho - SP

 

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções