Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • Sínodo dos Bispos: Documento Final - 10ª parte

Sínodo dos Bispos: Documento Final - 10ª parte

Publicado em 6 de fevereiro de 2025 - 15:28:32

A  Assembleia Sinodal declara que a “tarefa do bispo é presidir uma Igreja local, como um princípio visível de unidade dentro dela e um vínculo de comunhão com todas as Igrejas ... Aquele que é ordenado bispo não recebe prerrogativas e tarefas que deve realizar sozinho. Em vez disso, ele recebe a graça e a tarefa de reconhecer, discernir e compor em unidade os dons que o Espírito derrama sobre indivíduos e comunidades, trabalhando dentro do vínculo sacramental com os sacerdotes e diáconos, que são corresponsáveis com ele pelo serviço ministerial na Igreja local” (nº 69).

O Sínodo diz que o serviço “do bispo é um serviço na, com e para a comunidade (cf. LG 20), realizado por meio da proclamação da Palavra, da presidência da celebração eucarística e dos outros sacramentos. É por isso que a Assembleia Sinodal espera que o Povo de Deus tenha mais voz na escolha dos Bispos. Recomenda também que a Ordenação de um Bispo ocorra na Diocese para a qual ele é destinado como Pastor, e não na Diocese de origem, como é frequentemente o caso, e que os principais consagradores sejam escolhidos entre os Bispos da Província eclesiástica, incluindo, na medida do possível, o Metropolita” (nº 70 ).

Durante as visitas pastorais, os Padres Sinodais ensinam que o bispo “possa passar tempo com os fiéis, para ouvi-los com vistas ao seu discernimento. Isso os ajudará a vivenciar a Igreja como a família de Deus. A relação constitutiva do Bispo com a Igreja local não aparece hoje com suficiente clareza no caso dos Bispos titulares, por exemplo, dos Representantes Pontifícios e daqueles que servem na Cúria Romana. Será apropriado continuar refletindo sobre essa questão” (nº 70). “Ao longo do caminho sinodal, surgiu a necessidade de oferecer aos bispos caminhos de formação contínua também em contextos locais” (nº 7 1).

Na Igreja sinodal, “os Presbíteros são chamados a viver seu serviço em uma atitude de proximidade com as pessoas, acolhendo e ouvindo a todos, abrindo-se a um estilo sinodal” (nº 72). Os Presbíteros “são chamados a viver a fraternidade presbiteral e a caminhar juntos no serviço pastoral. Os presbíteros que são membros dos Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica também fazem parte do Presbitério e o enriquecem com a singularidade de seu carisma” (nº 72). “Os presbíteros também precisam ser acompanhados e apoiados, especialmente nos estágios iniciais de seu ministério e em momentos de fraqueza e fragilidade” (nº 72).

Os Diáconos desempenham seu ministério “no serviço da caridade, do anúncio e da liturgia, mostrando em cada contexto social e eclesial em que estão presentes a relação entre o Evangelho anunciado e a vida vivida no amor, e promovendo em toda a Igreja uma consciência e um estilo de serviço a todos, especialmente aos mais pobres. As funções dos diáconos são muitas, como demonstram a Tradição, a oração litúrgica e a prática pastoral. Elas devem ser especificadas em resposta às necessidades de cada Igreja local, particularmente para despertar e sustentar a atenção de todos para com os mais pobres, no âmbito de uma Igreja sinodal missionária e misericordiosa” (nº 73).

Em várias oportunidades, o Sínodo expressou “gratidão aos bispos, sacerdotes e diáconos pela alegria, compromisso e dedicação com que realizam seu serviço. Também foram ouvidas as dificuldades que os pastores encontram em seu ministério, principalmente relacionadas a uma sensação de isolamento, solidão e sobrecarga pelas exigências de atender a todas as necessidades. A experiência do Sínodo pode ajudar os bispos, presbíteros e diáconos a redescobrir a corresponsabilidade no exercício de seu ministério, o que também exige a colaboração com outros membros do povo de Deus” (nº 74).

Pe. Antônio Carlos D´Elboux – acdelboux@uol.com.br
Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Saltinho - SP
 
Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções