Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • A espiritualidade do dízimo e a espiritualidade do Santo Rosário

A espiritualidade do dízimo e a espiritualidade do Santo Rosário

Publicado em 10 de outubro de 2024 - 11:16:19

Neste ano de 2024, justamente no dia da Santa Virgem Nossa Senhora do Rosário, 7 de outubro, fomos agraciados pela Lei 14.745, sancionada pelo presidente em exercício Geraldo Alckmin, que instituiu o Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria. A lei é baseada no Projeto de Lei (PL) 4.943/2023 da Câmara dos Deputados e foi aprovada no Senado em novembro de 2023. 

O Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria reconhece e valoriza a tradição do Rosário, uma prática de devoção que é um símbolo de fé, esperança e proteção para os católicos.

Todo verdadeiro cristão católico se alegra ao demonstrar sua religiosidade mariana através da oração do Santo Rosário, que não deixa de ser uma prática de fé bastante salutar.

Mas será que a mesma alegria contagia o cristão católico a entregar seu dízimo na Santa Igreja regularmente, assim como acontece quando ele reza o terço?

O dízimo carrega surpreendente alegria no contribuinte católico. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro, contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Caso contrário, ele se torna frio e distante, por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. ‘‘Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se rezar diariamente o Santo Terço nos traz alegrias e refrigério ao coração, contribuir periodicamente com o dízimo também.

Ser fiel à oração e ser displicente com a contribuição do dízimo são práticas contrárias a nossa fé, pois assim como rezar o terço, o dízimo também é expressão de fé e amor a Deus, a sua Santa Igreja, e à Virgem Maria.

Pe. Celso de Jesus Ribeiro
Coordenador Diocesano da Pastoral do Dízimo
Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções