Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • As mulheres e o Sínodo

As mulheres e o Sínodo

Publicado em 27 de junho de 2024 - 09:36:22

Na síntese da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em sua primeira sessão, realizada no Vaticano de 04 a 28 de outubro de 2023, e com participação não somente de Bispos, mas também de outros membros do Povo de Deus de todos os Continentes, apresentou-se os mais diferentes temas referentes à vida da Igreja, depois de ouvir as pessoas com a consciência de que não é fácil escutar ideias diferentes e que as mesmas não são certeza absoluta. Um dos temas discutidos foi justamente sobre a participação das mulheres na vida e na missão da Igreja.

Os homens e as mulheres fomos criados à imagem e semelhança de Deus, com natureza, vocação e destino partilhados e com experiências distintas. A Bíblia Sagrada testemunha a complementaridade e a reciprocidade de mulheres e homens. Jesus conversava com as mulheres e era amigo delas, que participaram de sua vida, inclusive foi Maria Madalena quem teve a missão de anunciar sua Ressurreição. Homens e mulheres temos a mesma dignidade batismal e recebemos igualmente os mais diversos dons do Espírito, exercendo um a corresponsabilidade não competitiva.

Os Padres Sinodais pedem à Igreja que cresça no compromisso de compreender e acompanhar as mulheres em suas vidas pastoral e sacramental. As mulheres querem partilhar seu caminho espiritual nas mais diversas fases de suas vidas e querem justiça em uma sociedade onde a violência sexual e a desigualdade econômica tendem a trata-las como objeto. As mulheres trazem consigo as cicatrizes do tráfico de seres humanos, das migrações forçadas e das guerras. As mulheres são a maioria em nossas comunidades e as primeiras catequistas nas famílias.

Na primeira fase do Sínodo as mulheres manifestaram gratidão para os Padres e Bispos na transmissão da fé, mas salientaram feridas dessa mesma Igreja, onde clericalismo, machismo e uso inapropriado da autoridade deturpam o rosto da Igreja e prejudicam a comunhão. Todos precisamos de conversão para conseguirmos mudanças estruturais, afastando os abusos sexuais, de poder e econômicos. O anúncio do Evangelho enfraquece quando dentro da Igreja a dignidade e a justiça no relacionamento homem e mulher são lesadas e se falam das mulheres como uma questão ou um problema.

O apelo do Sínodo é para que as mulheres assumam maiores responsabilidades nas tarefas pastorais da Igreja, inclusive deseja que se estude diferentes posições sobre o acesso das mulheres ao diaconato. Quatro delas são mencionadas: a primeira para alguns é inaceitável e alegam que está em descontinuidade com a Tradição. A segunda defende a recuperação de uma prática da Igreja das origens. A terceira vê este passo como uma resposta apropriada e necessária aos sinais dos tempos. A quarta, traz o receio de que seja expressão de confusão antropológica, onde a Igreja estaria se alinhando com o espírito dos tempos.

As Igrejas locais devem escutar, acompanhar e cuidar das mulheres nos diferentes contextos onde vivem, com participação nos processos de decisão, aumentando o número de mulheres nos organismos das Igrejas. Que continuem os estudos teológicos e pastorais sobre o acesso das mulheres ao diaconato. Que não haja remuneração desigual entre mulheres e homens na Igreja. Afirmam ainda que, muitas vezes, as religiosas são consideradas mão de obra barata. Enfim desejam que as mulheres tenham acesso aos estudos teológicos, participem na formação dos seminaristas e possam ser juízas nos processos canônicos.

Pe. Antônio Carlos D´Elboux – acdelboux@uol.com.br
Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Saltinho – SP

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções