Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • Doutrina Social e Semana Santa

Doutrina Social e Semana Santa

Publicado em 21 de março de 2024 - 16:36:43

Doutrina Social não tem dia para atuar. Ela também se faz presente na Semana Santa e assume todos os ensinamentos do Senhor Jesus, que está vivo no meio do seu povo. No Domingo de Ramos encerramos a Campanha da Fraternidade que sempre tem tema e lema relacionados com a Doutrina Social da Igreja. O tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8) são referentes à Doutrina Social, remetendo a ações concretas que envolvem construção de pontes nos relacionamentos das pessoas, das comunidades e das nações.

Na Quinta-feira Santa celebramos o exemplo de Jesus, senhor e mestre, em servir as pessoas, lavando-lhes os pés. O cristão deve colocar-se a serviço dos mais necessitados. O mandamento do amor ordenado por Jesus envolve todos. Devemos amar os irmãos e as irmãs ajudando-os a ter uma vida digna. A Eucaristia contem o próprio Jesus que vem como alimento e coragem na nossa caminhada. Jesus também institui o sacerdócio, ordenando aos discípulos que façam o que Ele fez. A Eucaristia é a mesa comum, onde sentam o pobre e o rico, o santo e o pecador; e não podemos nos aproximar dela com ódio no coração.

Na Sexta-feira Santa celebramos a paixão e morte de Jesus. Meditamos também sobre os sofrimentos que ocorrem quando os direitos fundamentais das pessoas não são respeitados. Jesus era inocente, mas foi injustamente condenado. Quantos inocentes são mortos vítimas da violência, da corrupção, das desigualdades sociais. A solidariedade com os que sofrem, principalmente por serem injustiçados, deve fazer parte do dia a dia do seguidor de Jesus Cristo. Jesus morre, mas a morte não será o fim. Os sofrimentos e a morte são passagens para a vida sem fim e sem quaisquer dores e privações.

No Sábado Santo celebramos a esperança da Ressurreição. Em tantos lugares a esperança por dias melhores é que dá força e coragem diante das dificuldades que pequenos e pobres enfrentam cotidianamente. O silêncio, a oração e a esperança que o Sábado Santo traz nos ajudam a não perdermos a esperança que vale a pena os sacrifícios e as lutas por um mundo melhor, mais justo e fraterno. A Doutrina da Igreja ensina que o ser humano é o que se tem de mais importante na terra. Toda criação deve estar a serviço do ser humano, que, por sua vez, também deve respeitar as leis da natureza, servindo-se dela.

O Domingo de Páscoa é o principal acontecimento da nossa vida cristã. Cristo ressuscita para nunca mais morrer e chama a todos nós para ressuscitarmos com Ele. É esta certeza que nos mantem na luta, nos animando e nos incentivando na caminhada. Como anunciadores da Ressurreição de Jesus não podemos aceitar o desprezo, as perseguições, as construções de muros nos relacionamentos dentro das famílias e das comunidades. Na Páscoa precisamos passar da morte para vida, do pecado para a graça de Deus, de uma situação desumana apara uma vida digna e decente, como Deus quer para todos os seus filhos e filhas.

Jesus Cristo nos quer todos irmãos e irmãs uns dos outros. Não pode um irmão ter tantos bens e o outro não ter nada. A Campanha da Fraternidade é apelo para nossa conversão, nos penitenciando diante de tantas maldades existentes ao nosso redor. Celebrar a Páscoa é nos abrirmos para a graça de Deus atuar na nossa caminhada. É bonito sermos seguidores de Jesus Ressuscitado, levantando as bandeiras da fraternidade, do amor, da paz e da alegria. Uma Páscoa abençoada para você e para os seus entes queridos. Que o Cristo Ressuscitado lhe conceda muitas graças.

 

Pe. Antônio Carlos D´Elboux – acdelboux@uol.com.br
Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Saltinho - SP

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções