Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • Brasil pós-Carnaval

Brasil pós-Carnaval

Publicado em 29 de fevereiro de 2024 - 16:31:02

Quantos de nós já não ouvimos a expressão “o Brasil começa a funcionar depois do Carnaval”?! Fato é que “este mundo é dos espertos”, e que depois do Carnaval é que começam a aparecer as coisas que já estavam sendo tramadas às escondidas.

A Palavra de Deus vai nos dizer, no Evangelho de São Lucas: “Os filhos das trevas são mais espertos em seus negócios que os filhos da luz” (Lc 16,8). Por isso, se um bom católico se importa com as questões de Defesa da Vida e da Família, deve saber também que estamos em batalha e que um soldado não pode dormir em serviço!

Por que estamos falando isso? Passa o Carnaval... e a Câmara Municipal do Rio de Janeiro pauta novamente o projeto de Lei 16/2017, de autoria da falecida Marielle Franco, do PSOL, que pretende, na prática, reconhecer como Aborto “Legal” qualquer aborto que seja autorizado por um juiz... e o Ministério da Saúde solta uma nota técnica que, na prática, iria permitir o Aborto “Legal” acontecer para além da 22ª semana gestacional... e muitas outras coisas com que nos bombardeiam para que não saibamos como agir, nem por onde começar.

No artigo deste mês gostaríamos de convocar cada um dos leitores para ingressar no exército que assumiu essa luta. Temos sim o que fazer, e de maneira estratégica e ordenada. Você apenas precisa estar disposto a entregar sua vida nas mãos de Nosso Senhor Jesus Cristo – o chefe do nosso Exército, como dizia Santo Inácio de Loyola – e saber que estamos, acima de tudo, em busca da Verdade, para que, encontrando-a, possamos nos unir a ela. Essa busca pela Verdade (com V maiúsculo, sim, ela ainda existe!) se dá pelo Estudo e pela Oração. No Estudo a buscamos e na Oração a encontramos! É assim que começa a encíclica Fides et Ratio, de São João Paulo II, que vale a pena citarmos literalmente: “A Fé e a Razão constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da Verdade”.

Mas, e a prática? O que teremos que fazer? Ficar só estudando e rezando resolve o problema?

Se rezarmos e estudarmos direito, todo o resto é consequência! Sim, haverá muita coisa para fazer, mas antes de mais nada, precisamos nos colocar aos pés do nosso Mestre. 

Por isso, gostaríamos de convidá-lo a participar da 3ª Jornada Diocesana “24 horas para o Senhor”, que vai se realizar do dia 09 para o dia 10 de março, no Santuário Diocesano Nossa Senhora dos Prazeres, com vigílias de Adoração Eucarística, Santa Missa e Confissões. A Equipe Diocesana para Defesa da Vida e da Família estará presente na 9ª Hora Santa, dia 9, às 20h30. Esperamos você lá!

Unamos nossos corações em adoração ao Senhor e intercessão pelo nosso Brasil que tem sofrido tantos ataques.

Camila Sordi Gil
Comissão Diocesana de Defesa da Vida e da Família

 

FONTES:

LOYOLA, Santo Inácio de. Exercícios Espirituais. Maquinaria Editorial. 2022.

JOÃO PAULO II. Carta Encíclica Fides et Ratio. Vaticano: 1998. Disponível em <https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/encyclicals/documents/hf_jp-ii_enc_14091998_fides-et-ratio.html> Acesso em: 29, fevereiro, 2024.

 

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções