Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • O cartaz da Campanha da Fraternidade

O cartaz da Campanha da Fraternidade

Publicado em 29 de fevereiro de 2024 - 15:13:11

O cartaz da Campanha da Fraternidade deste ano e que tem por tema: “Fraternidade e Amizade Social” e por lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs”, tirado do Evangelho de São Mateus, capítulo 23, verso 8, é rico em mensagens. Ele foi criado por dois jovens de Brasília, Samuel Sales e Wanderley Santana, e nele vemos várias pessoas das raças branca, negra e amarela reunidas em volta de uma mesa, recordando a mesa da Eucaristia, onde o pão e o vinho são usados como sinais da presença de Deus em nossas mesas, onde professamos nossa crença e nos alimentamos para nutrirmos nossa fé (confira o cartaz abaixo).

As duas janelas apresentam duas realidades opostas, a zona rural e a zona urbana. Em uma vemos casa, grama, plantação, montanha e sombra. Em outra, casas, montanha, nuvens e claridade. Sobre a mesa, coberta por uma toalha branca, encontramos pães, peixes, a romã, o figo, a uva, o vinho e o azeite. Ao redor da mesa vemos o jovem sentado, o negro, a indígena, o Papa Francisco com uma bengala e usando a cruz episcopal de Dom Helder Camara, o homem que fez com que a Campanha da Fraternidade, iniciada em Nísia Floresta, no Rio Grande do Norte, alcançasse todas as dioceses do Brasil.

Ainda ao redor da mesa, vemos a senhora grávida, um casal de negros e uma criança negra sorridente, uma senhora loira e um senhor paraplégico em sua cadeira de rodas. Um cachorro também está sentado olhando para o jovem. Vários questionamentos podemos fazer. Um deles é por que o jovem está sentado enquanto o idoso negro está de pé? Por que a indígena não tem ninguém com uma mão sobre ela? Será que é para lembrarmos dos muitos indígenas, primeiros habitantes do Brasil, que foram isolados e massacrados durante anos em nossa Pátria? Por que a grávida está sozinha, sem o companheiro? Será mãe solteira?

O Papa Francisco e uma senhora negra são solidários com a senhora grávida, colocando suas mãos sobre ela em atitude de ajuda, de colaboração, de amizade. Não seria melhor se o jovem tivesse sua mão sobre o cachorro ou esse tivesse suas patas sobre a perna do jovem? Nós sabemos que, infelizmente, tem muitas pessoas que preferem seus animais de estimação aos seres humanos. E claro que devemos tratar bem os animais, mas o homem e a mulher devem ser melhores tratados, pois somos criados a imagem e semelhança do nosso Deus. Em vários países temos cachorros, gatos ou outros animais herdeiros de milhões de dinheiro.

Apesar dos questionamentos, o cartaz, de cores vivas, mostra-nos atitudes de amizade que devemos criar uns com os outros. A amizade social nos leva a sermos amigos também daqueles que estão longe e pensam diferentemente de nós. A indiferença e a divisão devem ficar de lado, quando assumimos o compromisso de Jesus Cristo que sermos irmãos e irmãs uns dos outros. Ele é o nosso único mestre. A proposta da Campanha da Fraternidade para criarmos amizade social leva-nos em cheio a nos esforçarmos para nos converter, assumindo o ensinamento da Quaresma que nos leva a construção da fraternidade.

A Campanha da Fraternidade quer nos ajudar a construirmos uma sociedade solidária, sem excluir ninguém do nosso convívio, não sendo indiferente aos irmãos e as irmãs, batalhando na eliminação da violência e das guerras. O mundo novo, com diálogo, justiça, igualdade e paz, não é uma utopia. Para nossa conversão acontecer de fato, precisamos deixar de lado gostos, afetos e preferencias e trilhar os caminhos da boa convivência e da subsistência de todos os seres humanos criados por Deus e libertados pelo sangue de Jesus derramado na cruz. A coleta da Campanha da Fraternidade se realiza no Domingo de Ramos.

Pe. Antonio Carlos D´Elboux – acdelboux@uol.com.br
Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Saltinho - SP

 

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções