Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • Ser dizimista fortalece nossa fé no Tempo da Quaresma

Ser dizimista fortalece nossa fé no Tempo da Quaresma

Publicado em 9 de fevereiro de 2024 - 10:33:09

Anualmente, no Tempo Quaresmal, somos desafiados a seguir o chamado de Cristo para conquistar nosso lugar no Reino de Deus, nos esforçando e trilhando um caminho de conversão na busca pelo crescimento e pela vida de santidade.

O tema da Campanha da Fraternidade deste ano de 2024, "Fraternidade e Amizade Social", e o lema "Vós sois todos irmãos e irmãs (Mt 23,8)" nos ensejam a também destacar o nosso compromisso com o dízimo, pois ser dizimista indiretamente fomenta a “Amizade Social” e nos faz mais próximos como irmãos e irmãs na fé.

O dízimo é, antes de tudo, um compromisso de fé e de amor com a comunidade, onde vive-se o espírito da partilha e da doação, fundamentados no mandamento do amor, centro do Evangelho de Jesus Cristo. O dízimo é também um sinal concreto de amor e gratidão a Deus pelos dons que recebemos, sobretudo, pelo seu imenso amor que nos quer participantes de sua vida.

Muitos podem pensar que não seria o momento propício de neste tempo quaresmal refletirmos sobre o Dízimo e sobre as atitudes do nosso “ser dizimista”. Esse pensamento é errôneo pois é no tempo da quaresma que encontramos na oração, na caridade e no jejum práticas cristãs penitenciais. O compromisso com o Dízimo, em seu verdadeiro sentido, só pode ser alcançado quando vivenciamos com maior intensidade essas práticas quaresmais.

Só nos tornaremos verdadeiros dizimistas se de fato entendermos que não basta separar uma parte do valor dos nossos ganhos mensais e entregar na Igreja, como ato mecânico, frio e sem sentido algum. É necessário esforço e determinação de nossa parte para dialogar com Deus e compreender que somos nós que precisamos de Deus e não Ele que necessita de nós.

Todo esse desejo e propósito de conversão nos fazem corajosos e livres de desculpas para ressignificar o nosso “Ser Dizimista” e a expressão do nosso amor a Deus, ao próximo, a nós mesmos e a Santa Igreja.

Desejo que a graça que o Tempo Quaresmal proporciona nos anime e fortaleça nossa fé para que prossigamos na fidelidade a Deus como cristãos, verdadeiros dizimistas conscientes de nossa responsabilidade de ser Igreja e fomentar a “Amizade Social”, além de solidificar ainda mais nossa união como irmãos e irmãs que professam a mesma fé no único Deus vivo e verdadeiro.

Pe. Celso de Jesus Ribeiro
Coordenador Diocesano da Pastoral do Dízimo

 

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções