Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • O que há de errado com o mundo

O que há de errado com o mundo

Publicado em 25 de janeiro de 2024 - 15:34:51

Ano passado, começamos a abordar o assunto da Cultura da Morte, buscando compreender os caminhos que levaram à transformação social ocorrida nas últimas décadas. Vale a pena, antes de retomarmos o fio da meada, lembrar qual é a nossa especial motivação: entender mais a fundo o porquê de um problema chamado "aborto".

Ao observar o mundo de hoje, podemos concordar que as coisas tomaram rumos, para dizer o mínimo, estranhos. Estamos presenciando verdadeiras tragédias, mas o que queremos abordar neste artigo é algo um pouco mais sutil.

Diante dos problemas que enfrentamos como sociedade, sempre há aquelas pessoas que pensam e propõem soluções, seja pelo ofício que desempenham, seja por um sentimento altruísta ou até mesmo por interesses pessoais. O fato é que parece ter se tornado comum resolver problemas criando outros ainda piores. Em alguns casos, é realmente como apagar um incêndio usando gasolina.

O escritor inglês G. K. Chesterton, conhecido por suas frases cheias de humor e bom senso, pode nos ajudar a entender a situação. Vale aqui fazermos um pequeno exercício de imaginar a situação descrita.

Em sua obra "O que há de errado com o mundo", publicada em 1910, o autor conta uma pequena parábola, como ele mesmo a chama, em que um bairro muito pobre enfrenta uma epidemia de piolhos. Diante dessa situação, as autoridades se mobilizam e assinam uma lei proibindo que as crianças daquele local tenham cabelos longos. O que parece ser uma solução simples e brilhante permite uma maldade atroz, e parece ser essa a lógica do mundo de hoje. Chegamos então ao nosso objeto de estudos, do qual falamos: o problema do aborto.

Em diversas ocasiões, como recentemente na Câmara de Vereadores do nosso município, ouvimos a defesa da legalização do aborto com um argumento construído a partir de uma tentativa de sensibilizar os interlocutores, dizendo que nenhuma mulher quer abortar, que isso é uma escolha terrível, porém necessária. Mesmo aqueles que lutam pela existência de um sistema que favoreça a prática do aborto dizem ser contra o aborto, mas que este é um mal necessário. 

Notem que isso segue a mesma lógica. Querem resolver o problema dos piolhos proibindo os cabelos, querem resolver o problema da pobreza e dos sofrimentos humanos impedindo que eles nasçam.

A lógica do nosso mundo parece preferir raspar o cabelo de todas as crianças a buscar condições para que as mães cuidem da saúde de seus filhos. Na realidade, é ainda pior, querem impedir que os filhos existam para que não tenhamos que cuidar de sua saúde.

Estejamos, portanto, atentos. Ninguém pensaria em cortar as pernas de uma pessoa para que caiba no assento de um avião; é o assento que precisa ser adaptado. Não podemos padronizar os cabelos para combater os piolhos. Pior ainda seria matar uma criança no ventre de sua mãe para impedir os sofrimentos da vida.

Essa lógica, que de lógica não tem nada, é na verdade uma criação intencional. É sobre isso que temos falado aqui, e é sobre isso que continuaremos falando.

Cleiton Henrique de Souza
Membro da Comissão Diocesana de Defesa da Vida e da Família

 

FONTE:
CHESTERTON, Gilbert Keith. O que há de errado com o mundo. Editora Ecclesiae, Campinas, 2013.

 

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções