Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • O Presépio – parte II

O Presépio – parte II

Publicado em 15 de dezembro de 2023 - 16:44:54

Em 1223, na cidade de Greccio, na Itália, São Francisco de Assis, após a missa, fez a reprodução da cena do nascimento de Jesus, numa gruta, utilizando uma manjedoura sem o menino, com um boi e um burro. Essa representação encontra seu fundamento na leitura do profeta Isaías: “O boi conhece o seu dono, e o jumento, a manjedoura de seu senhor, mas Israel é incapaz de conhecer, o meu povo não pode entender.” (Is 1,3). Essa primeira representação pode ser caracterizada como uma forma litúrgico-dramática de apresentar o nascimento do Senhor.

A popularização da cena do nascimento de Jesus aconteceu a partir do século XIV, com a instalação de presépios durante o Natal, com figuras de terracota, de cera ou madeira. A tradição teve início na Itália, depois se expandiu para Espanha e outros países da Europa, impulsionada pelos padres franciscanos, com o objetivo de transmitir a mensagem da redenção, pela representação do nascimento de Jesus. No século XVIII, Carlos VII, rei de Nápoles e Espanha incentivou a difusão da tradição do presépio pelas terras da América. No Brasil o presépio chegou pela influência de Portugal, como um elemento catequético, isto é, de transmissão da fé.

À medida em que a tradição do presépio foi se afirmando nas igrejas e catedrais, pouco a pouco também foi chegando às casas e famílias. Pequenas figuras, sobretudo feitas de barro, passaram a compor a preparação para a celebração do Natal. Montar um presépio em casa se tornou uma tradição cristã católica. Geralmente a montagem é feita no primeiro domingo do Advento e a retirada na festa da Epifania do Senhor, no dia 6 de janeiro. Os elementos mais tradicionais do presépio permanecem os mesmos: o Menino Jesus, Maria, José, a Estrela, os pastores e os magos. 

O lugar onde se monta o presépio deve recordar a simplicidade do lugar escolhido por Deus para o nascimento de seu filho Jesus (Lc 2,7). Os animais (boi, burro e ovelhas), lembram que todas as criaturas estão prontas para acolher o seu Senhor. Os pastores também receberam o anúncio do nascimento do Salvador e foram glorificar a Deus (Lc 2,8-18). Os anjos ou apenas um anjo no presépio é a representação da celebração festiva e dos louvores cantados nos céus por esta grande obra do amor e misericórdia de Deus (Lc 2,13-14). 

A Estrela recorda a luz que guiou os Magos (Belchior, Gaspar e Baltazar) que vieram do oriente, trazendo os seus presentes. Os Magos simbolizam a universalidade dos povos e sua adoração a Deus. Dos presentes, o ouro é sinal da realeza, o incenso simboliza a divindade e a mirra, representa o sofrimento e a eternidade (Mt 2,1-12). As figuras centrais são o menino Jesus deitado na manjedoura, Maria sua mãe e José seu pai adotivo. Assim, no simples ato de montar um presépio em casa, se refaz e se atualiza a catequese de passar a fé para as novas gerações.

 

Dom Devair Araújo da Fonseca
Bispo de Piracicaba
Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções