Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • A importância do bem comum

A importância do bem comum

Publicado em 14 de dezembro de 2023 - 16:51:30

Na Doutrina Social da Igreja o bem comum é de suma importância e “supõe, antes de mais nada, uma ordem pública. Essa ordem pública deve garantir a segurança dos caminhos e das comunicações, uma proteção das pessoas e dos seus bens. O respeito das liberdades e dos direitos, a defesa do território nacional por forças armadas (exército, marinha, força aérea), uma proteção civil e o exercício da justiça por uma magistratura íntegra” (pp. 124-125). A ordem pública é elemento essencial para dar estabilidade para o funcionamento das instituições.

Outro elemento essencial na busca do bem comum é a prosperidade da população. “Nessa prosperidade está compreendida a abundância de mercadorias, de riquezas, de reservas; bons meios de comunicação por via terrestre (estradas, caminhos de ferro), fluvial, marítima (portos), aérea (aeroportos); boas indústrias; uma agricultura desenvolvida; um comércio próspero; uma distribuição equitativa do rendimento nacional, com melhoria do nível de vida dos vários estratos populacionais, ... uma fiscalidade moderada e justa; o equilíbrio financeiro, com moeda estável e forte” (p. 125).

Acima da ordem pública e da prosperidade da população está uma outra, “resultante de todos os fatores que propiciem um clima favorável ao desabrochar dos valores intelectuais, espirituais e morais. Esse fatores são as famílias fecundas, unidas, de espírito atento à vida e aos problemas do seu tempo; uma juventude de corpo e mente sãos, aplicada ao seu desenvolvimento físico e espiritual, bem como ao trabalho; uma atmosfera de paz social e de segurança e colaboração das diversas profissões no bem comum” (pp. 125-126). O bem comum necessita também da educação integral dos jovens.

Dentro da concepção da Doutrina Social da Igreja o bem comum inclui “o respeito pela religião, não só no culto prestado a Deus, Bem Supremo, mas também na influência que ela exerce sobre as consciências, as famílias, as relações sociais e a educação do sentido do bem comum. O bem comum é, antes de mais nada e essencialmente, bem: o bem moral do homem em sociedade” (p. 127). Quando o Estado deixa Deus de lado, cai em decadência, com cumplicidade das autoridades através de “uma legislação permissiva, uma educação desnorteada e instituições sociais desvirtuadas” (p. 127).

Devido a sua grande importância “o bem comum deve ser procurado, amado e servido por todos os cidadãos. Porém, o serviço do bem comum compete, em primeiro lugar, e é missão do Estado e dos Governos ... E o Estado desempenha essa missão por meio das leis, instituições, serviços que dependem do seu Governo e da sua administração, protegendo, antes de mais, os direitos de todos e de cada um, mas de uma maneira especial dos mais desfavorecidos, dos mais fracos e indigentes, a ´multidão dos pobres´” (p. 128).

Na realização do bem comum “todos os membros do corpo social participam, cada um com a sua função própria, em tal tarefa. É essencial ao bem comum a comunidade, isto é, a sua realização por todos, cada um com a parte que lhe compete, mas também a sua extensão a todas as pessoas e a todos os setores sociais. E compete à autoridade, como tarefa especial, a conciliação justa dos interesses particulares: dos grupos e dos indivíduos” (p. 129), não existindo lugar para a luta de classes, mas principalmente para a construção da justiça social, onde todos colaboram.

Pe. Antônio Carlos D´Elboux
Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Saltinho – SP

Referência:
CAMACHO, Ildefonso. Cristãos na Vida Pública. Coimbra, Gráfica de Coimbra, sem ano.

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções