Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • 2º Domingo do Advento, Ano B

2º Domingo do Advento, Ano B

Publicado em 7 de dezembro de 2023 - 15:42:07

Evangelho Mc 1,1-8

João Batista e o seu grandioso ministério

O evangelho deste segundo domingo do Advento, nos exorta através do ministério de João Batista, a preparar a nossa vida para o encontro com o Senhor. Ao longo da semana, a liturgia da palavra, nos fez refletir sobre a vigilância atenta e ativa na espera da chegada do Rei. Agora chegamos na segunda etapa espiritual para bem receber a visita do Senhor que vem! O lugar onde Cristo deseja nos encontrar e nascer é em nossos corações. Portanto, a sala do trono deste Rei deve estar pronta para o acolher com a dignidade que Ele merece!

Assim sendo, o Evangelho de hoje nos fala da figura de João o Batista. A vida de Jesus e de João estão ligadas profundamente.

O mesmo anjo que anuncia a Maria o nascimento milagroso de Jesus por intermédio do Espírito Santo

 (Lc1,26), o faz também a Zacarias (Lc 1,1-25), pai de João. Já no anúncio dado a respeito do menino, o Anjo afirma que ele será grande e preparará o caminho para o Senhor, através dos corações de um povo bem-disposto (Lc 1,17).

Lembremos que mais tarde João ainda no ventre de sua mãe, recebeu o Espírito Santo, através da saudação de Maria, que já carregava em seu ceio o menino Deus. Portanto podemos afirmar, que a ligação de João com Jesus é visceral e ao mesmo tempo sua missão e seu proposito diante de Deus, será aquele de consumir a sua vida para que Cristo cresça e ele diminua (Jo 3,30). Assim sendo a sua própria via e seu modo desapegado interiormente de si mesmo, nos aponta como deve ser os corações daqueles que anseiam pelo Reino de Deus.

A missão de João Batista é surpreendente, Ele não é um profeta comum, na verdade em sua vida o Espírito Santo de Deus encerra o ciclo de profecias iniciado em Elias[1].

Então podemos dizer que se por um lado os profetas do Antigo Testamento anunciaram a vinda do Messias de “longe”, João que é a o último dos profetas, anuncia Jesus de perto a tal ponto de como dedo apontar o Cristo (Jo 1,29).

A Preparação do coração para a chegada do Senhor

Ficou claro então, que a pregação de João a qual o evangelho de hoje nos anuncia, traz em si a mensagem de um grande profeta, que se reconhece pequeno, diante do Verbo de Deus encarnado. Ao batizar com a água que significa a purificação exterior e que nos remete aos rituais judaicos externos para entrar na presença de Deus, João fala da purificação do coração e das atitudes. De fato, o Batismo que João anuncia, é uma prefiguração do Batismo da Igreja, que não lava externamente as sujeiras do corpo, mas em Cristo, purifica-nos e nos redime de todos os pecados. A mensagem de João é clara, “Eu vos batizei com água, Mas Ele vos batizará com o Espírito Santo” (Mc 1,8)

Mesmo sabendo que o seu batismo não tem o poder de perdoar pecados[2], pois quem somente o pode fazer é “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do Mundo” (Jo 1,29) João prepara o povo conscientizando-o de seus pecados para quando o salvador vier, cada um de nós nos reconheçamos quem somos diante de Deus que vem para nos salvar e restituir a imagem de Filhos de Deus que foi manchada pela culpa. Assim sendo sua mensagem nos exorta a voltarmos nossa vida para o Senhor e dispomo-nos a colher a sua graça em nosso interior.

Assim sendo, a mensagem do segundo Domingo do Advento, nos recorda que somos convidados a nos reconhecer pecadores, e confessar nossos pecados diante de Deus, através do sacramento da confissão. Será como quem espera a visita mais importante da sua vida, a espera ansiosa e alegre, de quem sabe que o amor da sua vida está chegando, o faz preparar a casa, limpar e ordenar as coisas, para que chegando a quem se espera, mesmo humilde que seja aquela habitação a encontrará pronta e limpa.

A casa é o nosso coração! gosto do ensinamento de um antigo padre da Igreja chamado Origenes que ao comentar este evangelho, sintetiza a nossa reflexão:

O Senhor deseja abrir um caminho dentro de vós, por meio do qual Ele possa penetrar em vossas almas e construir o Seu caminho... Esta é a via pela qual a palavra de Deus entrou, consistindo na capacidade do coração humano. Grande é o coração do homem, espaçoso e capaz, como se fosse um mundo... Observa como o coração do homem não é pequeno, pois contém tantas coisas. Nota como sua grandeza não reside em suas dimensões físicas, mas sim na força de seu sentimento, alcançando assim tal conhecimento da verdade... Preparai o caminho para o Senhor com uma boa conduta e, com ações irrepreensíveis, aplainai o caminho para que a Palavra do Senhor possa caminhar em ti sem nenhum obstáculo.[3]

Veja como o teu coração é imenso! Tua Alma carrega em si a essência da eternidade. Que os nossos corações estejam prontos, as vias de nossas almas preparadas, e que a luz da pregação de João, possamos estar prontos para reconhecer o nosso Salvador.

Concluindo a nossa meditação, penso que somos chamados a nos recordar que este tempo de preparação para o Natal, não é um tempo de troca de presentes ou de festas de confraternização, mas é o tempo de um encontro pessoal e singular com a Pessoa de Jesus. Neste sentido nosso Bispo diocesano Dom Devair nos ensina:

“Um Natal sem Jesus, sem a esperança no Senhor, é somente uma festa para troca de presentes e encontro entre pessoas. Não, o Natal cristão manifesta a presença segura do Deus que caminha conosco, que nos alimenta da Sua palavra e com Seu corpo e sangue na Eucaristia[4]

Rafael Brito
Mestre e Doutorando em Teologia Dogmática - Gregoriana - Roma


[1] CIC 718.

[2] Cfr. Tomás De Aquino, Summa Teologica,III, q. 38,Art. 2

[3] Origene, Commento al Vangelo di Luca, 21, 5-7 (Tradução de Rafael Brito – 07/12/2023)

[4] Dom Devair Araújo Fonseca, Homilia do Segundo Domingo do Advento 06 de Dezembro 2021, Em Foco. (consultado em 07/12/2023).

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções