Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • Natal: ser dizimista possibilita sentir a alegria pelo nascimento de Jesus Cristo o ano todo

Natal: ser dizimista possibilita sentir a alegria pelo nascimento de Jesus Cristo o ano todo

Publicado em 1 de dezembro de 2023 - 15:32:05

O verdadeiro sentido do Natal é o nascimento de Jesus Cristo. É de extrema importância vivenciar a esperança por dias melhores e sentir a alegria pelo nascimento de Jesus Cristo durante todo o ano. E você sabia que uma das formas de possibilitar que isso aconteça é sendo dizimista? Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria (2Cor 9,7).

Jesus nasce, renasce e nós não celebramos somente a memória, nós celebramos de fato o nascimento. Por isso que não dizemos que é simplesmente o aniversário de Jesus, é mais que isso, é um momento de atualização do Mistério da Encarnação do Filho de Deus. Deus que nasce e quer continuar nascendo todos os dias em nossas vidas.

O dia 25 de dezembro veio para mostrar Deus revelado em seu Filho Jesus, por amor, para mudar o rumo da história dos cristãos. E uma das formas de eu também demonstrar o meu amor pelo Cristo é o dízimo. Sabemos, como cristãos, que o Natal é o momento de voltar o nosso olhar para a encarnação de Jesus no seio da Virgem Maria, momento de entendermos a solidariedade de Deus para com a humanidade. E o dízimo também nos faz solidários com os irmãos pobres, imagem do Cristo sofredor. Então, o sentido do Natal é o sentido pleno da Salvação. Quando não tinha mais jeito, Deus deu um jeito e entrou na nossa história e se fez um de nós, igual em tudo, menos no pecado.

O tempo de Natal é um momento marcante que convida os fiéis a enxergarem Deus nas coisas mais simples da vida. A criança, Jesus de Nazaré, crescia em idade, sabedoria e graça, diante de Deus e diante dos homens. É uma realidade solidária. Deus olha para a humanidade e não fica admirando esta realidade à distância. Ele, ao ver a humanidade perdida e incapaz de se encontrar, enviou o Seu Filho para que possa nos salvar. Depois de tantos profetas, depois de tantas promessas feitas, depois da história da salvação que foi contada de pai para filho, de filho para os seus netos, essa realidade se tornará plena na pessoa de Jesus Cristo.

Precisamos entender que o Natal vai além de uma Festa, é um estado de graça. E quando você oferece seu dízimo à Igreja, você faz o Cristo renascer como renasce a esperança dos pobres quando estes recebem ajuda da Igreja para saciar sua fome. Ser dizimista é uma oportunidade para renovarmos os nossos votos de felicidade, os nossos laços para com Deus, a nossa vida fraterna em comunidade para estarmos sempre juntos em celebração, para voltarmos o olhar para a pessoa de Jesus Cristo, para compreendermos o valor de ser família, pois Cristo não nasce do acaso, Ele nasce do modelo familiar, da realidade da família.

Aproximam-se as festividades de final de ano, isso significa uma nova esperança e uma nova oportunidade. Celebrar o nascimento de Jesus é uma forma de olhar a vida com mais esperança, permitir que Jesus nasça em nossos corações, a fim de que sejamos sempre mais solidários uns com os outros. Podemos colocar em prática o nosso Natal. Não é só mais uma festa dentre todas das quais participamos! Lembremo-nos sempre: a Salvação do cristão não vem pelo trenó, não desce pela chaminé, mas é bom nos lembrarmos disso. O nosso Deus se encarnou neste mundo pelo ventre da Virgem Maria, que disse sim ao projeto de Deus. Para nós, isso deve prevalecer, o nosso Deus é amor, é solidariedade. E o dízimo é expressão da nossa fé em Deus e do amor que temos por Ele, sendo solidários com os irmãos carentes.

Pe. Celso de Jesus Ribeiro
Coordenador Diocesano da Pastoral do Dízimo
Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções