Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • Dizimista, você é uma peça importante na comunidade

Dizimista, você é uma peça importante na comunidade

Publicado em 6 de novembro de 2023 - 14:15:51

Recebemos de Deus, através de Sua presença amorosa e providencial, a sustentação espiritual e a capacidade para a vida em vários aspectos de sua realização, a saber: as nossas vocações pessoais, as nossas relações interpessoais, as nossas aptidões fundamentais que favorecem a nossa integridade como seres humanos, integridade essa que se plenifica em vista do bem comum de toda a humanidade.

A nossa fé faz crescer em nós a consciência de que tudo ao nosso redor pertence ao Pai e nos remete ao Seu amor generoso, que nos concede os bens da natureza, para que deles desfrutemos com responsabilidade e cuidado, sempre em comunhão com toda a criação.

Como contrapartida, agradecidos, oferecemos a Deus, junto à paróquia da qual participamos, o fruto do nosso trabalho – nosso dízimo. O dízimo é, portanto, um convite à generosidade, à fraternidade e à solidariedade.

A contribuição de cada cristão é a prática de um dom e não o pagamento de uma despesa: São Paulo, em sua segunda carta aos Coríntios, nos exorta: “Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama a quem dá com alegria” (2Cor 9,7).

Quanto mais expressarmos nossa generosidade em nossa oferta, mais assumimos o compromisso com o Reino de Deus, que precisa ser anunciado em todos os lugares e a todas as pessoas.

O dízimo é um compromisso do cristão autêntico e deve significar mais que uma contribuição, deve espelhar a nossa responsabilidade e o nosso comprometimento com a nossa comunidade de fé. Nesse sentido, deve se assemelhar ao modo como nos organizamos em nossa casa, sempre buscando meios para suprirmos as necessidades familiares, de modo fraterno e com a participação de todos.

“O zelo por tua casa me devora” (Jo 2,17). Esse zelo, entre outras coisas, precisa manifestar o cuidado dos fiéis no atendimento das necessidades e urgências pastorais de sua comunidade, o que torna possível planejar investimentos em infraestruturas nos espaços celebrativos e comunitários; promover a catequese e outras modalidades de formação e capacitação dos agentes pastorais; agilizar a compra dos bens necessários ao bom encaminhamento da vida na comunidade, etc.

Somos Igreja, comunidade dos comprometidos com a evangelização! Assim, o dízimo de cada fiel gera uma rede de comunhão e de comprometimento com a evangelização, pois parte do dízimo arrecadado deve ser destinado às ações evangelizadoras de toda a Diocese, o que amplia ainda mais os benefícios pastorais mantidos pelo dízimo. A Igreja nasce para continuar a missão de Cristo de anunciar o Reino de Deus em todos os cantos do mundo, a começar pelos pequenos e pobres.

Também com parte do que é arrecadado com o seu dízimo, as paróquias e comunidades podem investir no cuidado para com os pobres, seja no amparo às questões mais essenciais à sobrevivência, tais como alimentos, medicamentos, seja nos investimentos em prol de sua capacitação profissional, educacional e cultural, entre outras coisas. Quem cuida dos pequenos cuida do próprio Cristo, o pobrezinho que nasceu em Belém.

O dízimo faz você se sentir pertencente à sua paróquia e faz de você uma peça importante na comunidade da qual você participa. Pense nisso e seja um dizimista fiel.

Pe. Celso de Jesus Ribeiro
Coordenador Diocesano da Pastoral do Dízimo
Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções