Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • Dízimo, expressão de uma Igreja sinodal e missionária

Dízimo, expressão de uma Igreja sinodal e missionária

Publicado em 5 de outubro de 2023 - 09:36:49

Uma igreja sinodal é aquela capaz de ser sinal de comunhão e unidade. Ser Igreja sinodal é o esforço coletivo e a busca contínua de aprendermos a ’caminhar juntos’, como irmãos e irmãs e com o Cristo. É um jeito de ser Igreja no qual cada pessoa é importante, tem voz, é ouvida, capacitada e envolvida na realização da missão.

O Santo Padre, o Papa Francisco, convocou, para outubro de 2023, a 16ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, que tem por tema ’Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão’ e será o ponto alto do processo de escutas diocesanas, nacionais e continentais que tiveram início em 2021. Somos todos convidados a participar na oração e nas demais atividades propostas neste momento de grande graça para a vida da Igreja.

A Igreja é a unidade do corpo de Cristo, e a cada um foi dada a graça conforme a medida do dom de Cristo. O dizimista encontra na comunidade o seu lugar e, por meio do dízimo, torna-se protagonista na história da salvação. O perseverar no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão, nas orações e na partilha dos bens são características de uma Igreja Sinodal.

Dimensão Eclesial e Religiosa

O sentido comunitário realiza e reforça a dimensão pessoal de cada cristão em uma Igreja Sinodal. Os fiéis se reúnem em assembleia para celebrar e testemunhar o Cristo ressuscitado. O dizimista, com o seu dízimo, contribui para a manutenção do templo e o funcionamento das estruturas eclesiais que propiciam o encontro, a oração e a vivência dos Sacramentos. Todos são chamados a contribuir generosamente com o dízimo para que a comunidade disponha do necessário para melhor celebrar.

Dimensão Missionária

A missão acontece na promoção do encontro das pessoas com Jesus. A comunidade, portanto, é, por sua natureza, missionária. Por meio do dízimo, o dizimista impulsiona a Evangelização. O dízimo é exercício e expressão de uma Igreja Sinodal, pois possibilita, mediante o esforço coletivo, o anúncio da Palavra, a organização de momentos formativos, a catequese, o sustento das pastorais e a capacitação dos ministros ordenados, leigos e leigas.

Dimensão Social

A comunhão fraterna é expressão da resposta à convocação de Deus dirigida ao povo, como um caminho de sinodalidade, vivenciado no testemunho da ressurreição do Senhor. A comunidade é o lugar da partilha de bens e de dons. O dizimista exerce o compromisso social, especialmente promovendo a justiça e os direitos humanos, numa evangélica opção pelos pobres e na prática da ética do cuidado com todos os necessitados da sociedade. O seu dízimo permite a realização de ações sociais e a execução de projetos para a transformação e promoção humana.

Pe Celso de Jesus Ribeiro
Coordenador Diocesano da Pastoral do Dízimo

 

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções