Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • Ensino Social da Igreja - 2

Ensino Social da Igreja - 2

Publicado em 22 de setembro de 2023 - 14:52:34

Nos 80 anos da encíclica Rerum Novarum, escrita pelo Papa Leão XIII, o Papa Paulo VI publicou, “em 1971, uma carta apostólica – a Octogesima Adveniens – na qual o Papa, num mundo socialmente plural, quer ampliar as formas de presença dos cristãos na história. Ficam abertas as portas para o compromisso dos cristãos com os movimentos sociais do seu tempo, onde deverão desempenhar um papel importante na organização da sociedade política, embora sem aderirem a qualquer sistema ideológico que contradiga a sua fé e a sua visão do homem” (pp. 50-51).

Nos 90 anos da Rerum Novarum, o Papa João Paulo II publicou, “em 1981, nova encíclica – esta sobre o trabalho humano, a Laborem Exercens – em que o Papa centra a questão social no trabalho como a verdadeira chave do problema e, também, nos desafios das novas tecnologias. Um princípio inspira toda a encíclica: a prioridade do trabalho sobre o capital” (p. 51). Em 1987, João Paulo II publicou a encíclica Sollicitudo Rei Socialis, por ocasião dos 20 anos da Populorum Progressio de Paulo VI, onde ensina que o desenvolvimento autêntico abarca as vertentes política, econômica, religiosa e, ainda, ecológica” (p. 51).

Em 1991, comemorando os 100 anos da Rerum Novarum, Papa João Paulo II publica a Centesimus Annus “em que convida a ‘olhar para trás’ numa releitura da encíclica leonina, mas também a ‘olhar ao redor’ para as coisas novas e diversas daquela que caracterizaram o fim do século passado e a ‘olhar para o futuro’, quando já se entrevia o Terceiro Milênio da era cristã, carregado de incógnitas, mas também de promessas” (p. 51). Esses ensinamentos dos Papas ajudaram na construção, pouco a pouco, de uma ciência social católica.

O ensino social da Igreja “é a aplicação da regra cristã de fé e costumes às relações sociais; é a explicitação das consequências sociais (e, portanto, econômicas e políticas) da fé cristã” (p. 52). A partir desses documentos os teólogos e os peritos elaboram a chamada Doutrina Social da Igreja que “fundamenta-se e tem a sua raiz em duas fontes essenciais: o direito natural e a revelação sobrenatural” (p. 52). “A lei natural foi gravada pelo Criador no coração do homem, no mais íntimo do ser humano, na sua natureza” (p. 53), enquanto a revelação sobrenatural confirma a lei natural, ultrapassando-a e dando-lhe profundidade, compreendendo a revelação da Antiga e da Nova Aliança,

A Doutrina Social da Igreja pode ser definida “como um conjunto de conceitos, feitos de verdades, de princípios e de valores, que o Magistério vivo fundamenta na lei natural e na Revelação e que adapta e aplica aos problemas sociais do nosso tempo, a fim de ajudar os povos e os governantes a organizarem uma sociedade mais humana e mais conforme aos desígnios de Deus sobre o mundo” (pp. 54-55). “É a partir deste ensino social da Igreja que as nações e os governantes e, também, os leigos cristãos, nele inspirados, devem procurar por si mesmos as soluções técnicas para a organização da sociedade temporal” (p. 55).

O ser humano é o centro da reflexão da Igreja, “o ser humano todo, inteiro, corpo e alma, c oração e consciência, inteligência e vontade. É na ‘verdade sobre o homem’ que se fundamentam a Doutrina Social da Igreja e toda a prática efetiva dessa doutrina. A pessoa humana, ser inteligente e livre, sujeito de direitos e de deveres, é o coração e a alma da Doutrina Social da Igreja” (p. 59). “O ser humano está consciente do seu destino transcendente e é responsável pelos seus atos e pelo seu destino. Ele é imagem de Deus, irmão de Cristo, com Ele herdeiro da vida eterna” (p. 60).

Pe. Antônio Carlos D´Elboux
Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Saltinho – SP



Referência:
CAMACHO, Ildefonso. Cristãos na Vida Pública. Coimbra, Gráfica de Coimbra, sem ano.

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções