Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • O dízimo sob a Lei Mosaica e a sua observância nos dias atuais

O dízimo sob a Lei Mosaica e a sua observância nos dias atuais

Publicado em 11 de setembro de 2023 - 10:51:11

O Dízimo foi instituído por Deus logo após o povo de Israel sair do cativeiro do Egito liderados por Moisés. O Senhor autorizou a tomar os dízimos dos filhos de Israel ao instruir o povo, dizendo que os filhos de Levi foram separados para o serviço ministerial, e que os “Levitas exercem na tenda da reunião, por esse ministério exclusivo dos Levitas.

Dízimo para os Levitas: “Quanto aos levitas, dou-lhes como patrimônio todos os dízimos de Israel pelo serviço que prestam na tenda de reunião.” (Nm 18,21) “...para que o levita que não tem como tu partilha nem herança, o estrangeiro, o órfão e a viúva, que se encontram em teus muros, possam comer à saciedade, e que o Senhor, teu Deus, te abençoe em todas as obras de tuas mãos.” (Dt 14,29) Tais são as ordenações que o Senhor deu a Moisés para os israelitas, no monte Sinai”. (Lv 27,34) “São os levitas que farão o trabalho na tenda de reunião e que levarão a responsabilidade de suas faltas: essa é uma lei perpétua para todos os vossos descendentes. Eles não terão herança no meio dos israelitas, porque lhes dou como herança os dízimos que os israelitas tomarem para o Senhor. Eis por que declaro que eles não possuirão herança alguma no meio dos israelitas. O Senhor disse a Moisés: Dirás aos levitas: Quando receberdes dos israelitas o dízimo que vos dei de seus bens por vossa herança, tomareis dele uma oferta para o Senhor: o dízimo do dízimo.” (Nm 18,23-26).

Dízimo Cerimonial: era usado para prover as festas e festivais religiosos de Israel “Porás à parte o dízimo de todo fruto de tuas semeaduras, de tudo o que o teu campo produzir cada ano. Comerás na presença do Senhor, teu Deus, no lugar que ele tiver escolhido para nele residir o seu nome, o dízimo de teu trigo, de teu vinho e de teu óleo, bem como os primogênitos de teu rebanho grande e miúdo, para que aprendas a temer o Senhor, teu Deus, para sempre. Mas, se for muito longo o caminho, de modo que não possas transportá-lo – porque o lugar escolhido pelo Senhor, teu Deus, para nele residir o seu nome é afastado demais, e ele te cumulou de muitos bens – venderás o dízimo e, levando o dinheiro (dessa venda) em tuas mãos, irás ao lugar escolhido pelo Senhor, teu Deus. Comprarás ali com esse dinheiro tudo o que te aprouver: bois, ovelhas, vinho, bebidas fermentadas, tudo o que desejares, e comerás tudo isso em presença do Senhor, teu Deus, alegrando-te com tua família. Não negligenciarás o levita que vive dentro de teus muros, porque ele não recebeu como tu partilha nem herança. No fim de três anos, porás de lado todos os dízimos da colheita desse (terceiro) ano, e depositando-os dentro de tua cidade,...” (Dt 14,22-28).

Dízimo para os pobres: “...para que o levita que não tem como tu partilha nem herança, o estrangeiro, o órfão e a viúva, que se encontram em teus muros, possam comer à saciedade, e que o Senhor, teu Deus, te abençoe em todas as obras de tuas mãos” (Dt, 14,29).

Dízimo para os sacerdotes: Naquele tempo, estabeleceram-se homens para guardar as salas que serviam de depósito para as oferendas, as ofertas, as primícias e os dízimos, onde foram recolhidas, em suas diversas divisões, as partes assinaladas pela Lei aos sacerdotes e levitas”. (Ne 12,44).

A observância dos dízimos nos dias atuais tem sido um assunto muito questionado nas igrejas. Muitas discussões têm se levantado sobre a prática dos dízimos. Abraão, o pai da fé, foi o pioneiro de forma voluntária e liberal, movido pelo Espírito Santo, a dar o dízimo. “Abraão, nosso pai, não foi justificado pelas obras, oferecendo o seu filho Isaac sobre o altar?” (Tg, 2,21). Abraão viveu 645 anos antes da lei ser dada a Moisés no monte Sinai.

Vale a pena ressaltar que a palavra de Deus jamais muda, ela é viva, atual, eterna e nunca ficará velha e ultrapassada. Assim, por mais que haja questionamentos sobre o dízimo, ele sempre existiu e existirá, assim como a palavra de Deus.

Pe. Celso de Jesus Ribeiro
Coordenador Diocesano da Pastoral do Dizimo
Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções