Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • Por que a dificuldade de oferecer o dízimo?

Por que a dificuldade de oferecer o dízimo?

Publicado em 8 de agosto de 2023 - 15:05:32

Vivemos em uma sociedade em que o dinheiro e o lucro ocupam o lugar de Deus e das pessoas. Jesus Cristo nos adverte que é impossível servir a dois senhores, adorando a Deus e ao dinheiro ao mesmo tempo (Mt 6,24). Mesmo assim, há cristãos que seguem a proposta do mundo. A sociedade materialista e consumista em que vivemos nos ensina a reter, concentrar, possuir, ter, ganhar, consumir e acumular. Somos incentivados a ter corações egoístas e fechados. O Evangelho, ao contrário, nos ensina que somente quem é generoso e não tem medo de repartir está, de fato, aberto a receber os benefícios de Deus. São dois projetos bem diferentes: a sociedade consumista e egoísta ou o reino da partilha e da justiça.

É preciso fazer uma escolha entre o reino de Deus e o reino do dinheiro. Em sua profecia, o profeta Ezequiel já antecipava a graça de Deus na vida daquele que permite que seu coração seja transformado pela generosidade e partilha (darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e, em troca, darei um coração de carne - Ez 36,26).

Aqueles que têm dificuldade em oferecer o dízimo se perguntam: posso dar o dízimo na forma de oferta ou serviços?

A resposta é não. Jesus nos diz em Lc 17,10: Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.

O dízimo é sinal de sacrifício e desapego, e entregar parte de seus ganhos a Deus através da Igreja faz do dízimo a melhor maneira de manifestar esses dons.

Assim, o dizimista convertido chega à conclusão de que o dízimo deve ser oferecido cada vez que se recebe algo: o salário, uma doação ou o resultado de uma venda importante. Podemos dizer que o dízimo é mensal. Assim como você recebe seu salário todo mês, também mensalmente deverá doar seu dízimo todo mês. Se o católico não doar seu dízimo todo mês, ele dará apenas aquilo que sobrar, algumas vezes, e isso não é dízimo, mesmo em grande quantidade.

A contribuição mensal do dízimo favorece a organização da pastoral do dízimo na comunidade, na paróquia e na diocese. Sabendo quanto recebe mensalmente de dízimo, a igreja pode fazer seus orçamentos e previsões, bem como prestar contas regularmente ao povo.

Seja uma pessoa convertida e consciente do sagrado, seja um fiel dizimista!

(Texto retirado e adaptado da página da internet: https://pastoraldodizimopgua.webnode.com.br/duvidas-sobre-o-dizimo/)

 
Pe. Celso de Jesus Ribeiro
Coordenador Diocesano da Pastoral do Dizimo
Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções