Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • Testemunhar o Evangelho: a principal missão do leigo na Igreja

Testemunhar o Evangelho: a principal missão do leigo na Igreja

Publicado em 1 de agosto de 2023 - 16:18:08

Na história contemporânea da humanidade não se tem memória de tão urgente necessidade da atuação dos leigos no seio de nossa Igreja Católica Apostólica Romana. Bem por isso que podemos afirmar que a vocação dos leigos deve ser tomada como um chamado, mais, como um “grito” da Igreja.

Na sociedade contemporânea, tão bombardeada pela cultura do individualismo e do consumismo, que sutilmente vai massacrando as consciências com a deturpação da realidade ao idolatrar o bem-estar a qualquer preço, nós, leigos e leigas –  compreendidos os que não são membros de alguma ordem sacra ou instituição religiosa reconhecida – devemos ter a prontidão de que a Igreja nos convoca a servir ao próximo, como o mandato que Nosso Senhor Jesus Cristo nos deixou antes de voltar ao Pai: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura” (Mc 16,15).

Afinal, todos nós, enquanto batizados, temos vocação missionária!

Não é de hoje que os Papas convocam os leigos a exercer sua vocação no seio da Igreja. Diversos documentos foram escritos nesse sentido, em diferentes épocas e por múltiplas razões, sendo um dos mais importantes a “Exortação Apostólica Pós-Sinodal Christifideles Laici, de São João Paulo II, em 1988. No seu nº 34 foi lançado um apelo que segue sendo extremamente atual:

“Países inteiros e nações, onde a religião e a vida cristã foram em tempos tão prósperas e capazes de dar origem a comunidades de fé viva e operosa, encontram-se hoje sujeitos a dura prova, e, por vezes, até são radicalmente transformados pela contínua difusão do indiferentismo, do secularismo e do ateísmo. É o caso, em especial, dos países e das nações do chamado Primeiro Mundo, onde o bem-estar económico e o consumismo, embora à mistura com tremendas situações de pobreza e de miséria, inspiram e permitem viver ‘como se Deus não existisse”. (...) Só uma nova evangelização poderá garantir o crescimento de uma fé límpida e profunda. (...) Repito mais uma vez a todos os homens contemporâneos o grito apaixonado com que iniciei o meu serviço pastoral: ‘Não tenhais medo! Abri, ou antes, escancarai as portas a Cristo!”.

Os desafios de hoje

Assumindo o papel de testemunhas do Evangelho, somos chamados a seguir Jesus Cristo em meio a um mundo conturbado por intolerâncias, violências e perseguições de diferentes matizes, cujos protagonistas buscam relegar a uma “segunda categoria” quem professa sua fé, em particular opondo-se à tradição judaico-cristã que colaborou decisivamente na construção do homem da atualidade. A propósito, em 2022 a respeitada organização internacional Open Doors (“Portas Abertas”) apontou a existência de 360 milhões (isso mesmo: você leu “360 milhões”!) de cristãos perseguidos em todo o mundo, com milhares de mortos, encarcerados, expulsos de suas localidades e sequestrados!

Nesse cenário nada acolhedor e atualmente agravado pela conjuntura de pós-pandemia que machucou tanta gente e de tantas formas, nossa Diocese de Piracicaba realiza em 2023 o “Ano Missionário Diocesano”. Depois de um período de preparação e formação – por meio de uma renovação espiritual, um “reencontro” com Cristo –, no segundo semestre deste ano o convite é o de sair para a missão, com alegria, com desejo de, mais do que anunciar, testemunhar a “beleza e a Verdade do Evangelho”, aceitando, assim, o convite de nosso bispo, Dom Devair, em sua “Carta Pastoral” para este Ano Missionário!

Por isso, caro leigo, cara leiga, irmãos em Cristo Jesus: você e eu somos, mais do que convidados, convocados como testemunhas para a missão! Mãos à obra, portanto! Coloquemo-nos à disposição de nossas comunidades, participando das formações, alimentando-nos espiritualmente, e, com confiança, renovando nosso “sim” a Deus! E que o nosso “sim” seja dilatado, estendendo-se para nossas famílias, ambientes de trabalho, a todas as estruturas em que estivermos inseridos! Sejamos testemunhas do Evangelho nas nossas próprias realidades! E não tenhamos medo!

E que o seu e o meu “sim” também sejam alegres e generosos, não nos deixando abater pelo cansaço ou pelo desânimo que fatalmente virão, certos de que “somos simples servos, fizemos apenas o que devíamos fazer” (Lc 17,10).

Rogério Sartori Astolphi
Juiz de Direito


 

 

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções