Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • Sementes selecionadas

Sementes selecionadas

Publicado em 18 de julho de 2023 - 10:37:29

A agricultura é uma das mais antigas atividades humanas e, ao longo da história, ela foi responsável por garantir a subsistência dos povos. É claro que a agricultura foi sendo aprimorada pelo homem com o passar do tempo. A primeira forma de aprimoramento foi a escolha do que plantar, selecionando aquelas plantas que poderiam ser usadas na alimentação. O segundo passo foi a seleção das melhores plantas e das melhores sementes. A melhoria genética evoluiu muito, até chegarmos aos transgênicos, ou organismos geneticamente modificados. Os alimentos que temos hoje, grãos, cereais, legumes e verduras, são muito diferentes daqueles consumidos por nossos antepassados.

Frequentemente, a Sagrada Escritura usa exemplos do contexto agrícola para propor exemplos ou ilustrar acontecimentos. Basta recordar a passagem bíblica de José do Egito e dos sete anos de fartura contra outros sete anos de miséria. Interpretando o sonho do Faraó, José armazenou a produção e depois organizou a distribuição dos grãos, segundo a necessidade do povo. Jesus também usava exemplos agrícolas para falar em parábolas e apresentar o Reino de Deus. Ele falou da semente de mostarda, da figueira e da videira. Numa das parábolas, ele comparou a semente com a Palavra de Deus e falou do semeador que saiu a semear.

Na parábola do semeador, Jesus apresentou quatro tipos de terreno: o que fica à beira do caminho, o terreno cheio de pedras, outro cheio de plantas espinhosas e aquele de terra boa. Embora os terrenos fossem diferentes, receberam a mesma semente e cada qual a acolheu de uma forma, produzindo frutos segundo a sua capacidade. No sentido figurado, os terrenos são comparados ao coração da pessoa que acolhe a Palavra. O acento principal, ou seja, o ensinamento, não está na semente, que é a mesma, mas no lugar que a acolhe. Para a semeadura, não houve uma seleção de terrenos, o semeador simplesmente lançou as sementes, na esperança de que fossem acolhidas. A semente é boa para qualquer terreno.

Mas o que acontece hoje é um tipo de "seleção" ou uma tentativa de "melhoria genética" da Palavra de Deus. Esse processo começa com a escolha de trechos ou de versículos isolados do contexto, para provar uma teoria ou uma opinião, e o passo seguinte é a modificação do texto em si, para torná-lo mais adequado à compreensão cultural dos dias de hoje. Na prática, isso significa submeter a Palavra Revelada aos critérios humanos, para corrigir aquilo que se entende como discriminatório, violento, patriarcal ou simplesmente inconveniente. Essas tentativas de revisão podem ser encontradas nas palavras de alguns pregadores "cristãos" ou de celebridades conhecidas e, infelizmente, vão ganhando espaço, sobretudo, entre os que têm menos conhecimento da Palavra.

O terreno deve se converter à Boa Semente e não o contrário. O ser humano foi criado livre e Deus respeita a sua criação. Apenas o próprio homem pode se abrir para mudar o terreno, sair do comodismo, remover as pedras, arrancar os espinhos e transformar o terreno para acolher a Semente da Palavra; esse é o caminho de conversão. Um caminho difícil que demanda esforço e trabalho, mas que é capaz de gerar frutos de vida. A tentativa de mudança da Palavra de Deus é a ignorância da Verdade que liberta o homem da escravidão do pecado e da morte. O semeador é Cristo, que continua semeando, mas é preciso discernimento para não acolher o joio e dispensar o trigo, trocando a Boa Semente pela erva daninha.

Dom Devair Araújo da Fonseca
Bispo de Piracicaba

 

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções