Colunas

O Defensor

Publicado em 15 de maio de 2023 - 16:22:49

Defender significa apoiar, favorecer, interceder ou proteger. Defensor é aquele que cuida ou protege os direitos de outro. Sinônimos para a palavra defensor podem ser padrinho, padroeiro, patrocinador, patrono ou advogado. No contexto dos tribunais ou da justiça, às vezes, uma pessoa precisa de um defensor para cuidar dos seus direitos ou interesses, nesse caso, se contrata um advogado ou, quando isso não é possível, o Estado deve oferecer um defensor público. O advogado tem um dever para com o seu cliente e, na busca dos interesses dele, deve encontrar os caminhos legais para isso.

Quando estava próximo de Jerusalém e da sua morte, Jesus falou aos discípulos avisando que voltaria para o Pai, mas que enviaria um Defensor, o Espírito da Verdade. A promessa de Jesus tem em vista a continuidade da missão que ele recebeu do Pai. O Espírito que virá sobre os discípulos e sobre a Igreja deverá orientar os rumos da missão, para levar adiante o mandato do próprio Jesus de evangelizar. O Espírito tem a tarefa de defender a Verdade, pois sem ela a evangelização perde a sua direção e o seu sentido. Se os discípulos não forem sal e luz no mundo, o que eles serão?

Defender e testemunhar a Verdade sempre foi uma tarefa difícil desde os primeiros séculos. No princípio, os discípulos de Cristo enfrentaram a perseguição dos pagãos, foram inúmeras as mortes de homens, mulheres e até jovens e crianças. Os relatos de perseguições aos cristãos não pararam por aí, ao longo da história eles continuaram. Algumas vezes a perseguição foi explicita e outras vezes oculta. Atualmente ainda existem as duas formas. Cristãos são perseguidos até a morte na Ásia, África e Oriente Médio, mas há também em outros lugares a perseguição por meio de leis e das restrições que se tenta impor contra a livre manifestação da fé. 

É fato que, mesmo com toda a perseguição, os cristãos não renunciaram a sua fé nem se sentiram abandonados. Eles foram animados pelo Espírito da Verdade. O testemunho dos mártires de ontem e de hoje é a confirmação da presença do Defensor, que auxilia os discípulos de Cristo a manter viva a fé, a esperança e a caridade. Aliás, viver intensamente a fé e testemunhar a Verdade é um grande sinal de caridade para um mundo afogado em suas próprias “verdades”, ideologias e mentiras. A grande questão é: até que ponto estamos comprometidos com a Verdade do Evangelho?

Viver a fé em um país de maioria cristã não é grande problema, porque não há riscos externos ou grandes proibições. A dificuldade está nas palavras, nas ideologias e nas omissões, quando os cristãos deixam de se comprometer com a Verdade, passando a aceitar passivamente aquilo que contradiz a fé e a doutrina cristã. O Defensor, o Espírito da Verdade, continua acompanhando a Igreja e os discípulos de Cristo, mas, às vezes, por covardia, eles se omitem e até permitem as confusões que obscurecem a Verdade. Que discípulos temos sido? O Espírito vem e a Verdade nos libertará de todo mal.

Dom Devair Araújo da Fonseca
Bispo de Piracicaba

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções