Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • Influências e influenciadores

Influências e influenciadores

Publicado em 24 de abril de 2023 - 15:58:50

Influência é a ação que uma pessoa pode exercer sobre alguém, com a intenção de causar uma modificação no comportamento ou numa situação. A influência depende, em grande parte, da credibilidade daquele que atua para influenciar e hoje é preciso considerar também a abrangência, isto é, a capacidade do influenciador de chegar aos que devem ser influenciados. Se no passado a família e a Igreja tiveram uma grande capacidade de influência, nos dias de hoje essa realidade é bem diferente. É notável que, os meios de comunicação e as redes sociais modificaram sensivelmente as relações de influência.

Uma questão importante a ser considerada é que, a ação de influenciar passou a ser tratada com atividade que pode ser contratada e é economicamente remunerada. O uso de propaganda e de campanhas de marketing já é um recurso bastante conhecido para influenciar os consumidores. A novidade nesse caso está nas pesquisas cada vez mais especificas sobre os consumidores e isso também vale para o mundo da política e a influência sobre os eleitores. Outra consideração importante é sobre os influenciadores digitais, que atuam nas redes sociais com sua grande capacidade de abrangência. 

Os meios de comunicação tradicionais como televisão, rádio e impressos já não são os veículos de maior alcance para as propagandas, nem para entrevistas e menos ainda para formar e influenciar opinião. Os influenciadores digitais chegam mais longe. Em muitos casos pode ser colocada em dúvida a sua credibilidade, mas não a sua capacidade de influência e, por isso, essa ação passou a ser monetizada. Quanto mais um influenciador reúne seguidores e quanto mais se repete um vídeo, maior o ganho financeiro. Mas qual o conteúdo dessas influências? Quais os riscos? 

As mudanças culturais e econômicas vêm provocando profundas transformações na sociedade e a família sente isso de maneira muito forte. A família que no passado exercia influência na formação da personalidade e do caráter dos seus membros, já não tem mais a mesma capacidade. Uma parte significativa da vida das crianças e jovens acontece longe do acompanhamento familiar, seja na escola, na vida social e no uso das redes sociais. Também a Igreja passa por essa perda de influência na formação de opinião e na sua capacidade de apresentar os valores cristãos.

Os chamados “influencers”, podendo falara de qualquer coisa, apresentam uma pluralidade de opiniões e ideias que chegam praticamente a todas as categorias sociais e faixas etárias. Ser influenciador tornou-se atrativo, quase uma profissão, e seguramente é uma fonte de renda. Há influenciadores no âmbito da política, dos seguimentos religiosos, culturais de diferentes ideologias e até incitação à violência. O problema com esse tipo de influência é que ela se torna uma forma de manipulação, de controle e manobra dos indivíduos e das massas. Será possível algum tipo de controle sobre isso?

Controlar a liberdade e restringir o uso das redes sociais não parece nem possível e nem a melhor saída. O caminho é o diálogo: “Pergunta, e teu pai te contará; interroga, e teus avós te ensinarão” (Dt 32,7). Precisamos reestabelecer as bases de um diálogo verdadeiro e isso inclui recuperar a credibilidade da família e das instituições, inclusive da Igreja. A verdade não pode ser trada como simples questão de opinião e a formação das novas gerações não pode ficar a critério de influencers. A semente plantada hoje dará frutos amanhã. O que estamos plantando?

Dom Devair Araújo da Fonseca
Bispo de Piracicaba

 

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções