Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • Dízimo: convencido ou convertido?

Dízimo: convencido ou convertido?

Publicado em 18 de abril de 2023 - 15:27:22

O gesto de partilhar, por menor que seja, é fruto de quem se sente amado por Deus e tocado pela generosidade de Deus. Ele sabe que Deus é generoso com Ele e por isso também é generoso na partilha. Quem tem Deus no coração, também tem um desejo imenso de ser generoso.

Os dizimistas precisam fazer a travessia de meros contribuintes do dízimo a cuidadores da Igreja que por sua vez cuida de nós. De que forma? Criando condições (via testemunho) para que os outros também possam fazer essa experiência de serem amados.

Todos os dizimistas também precisam fazer a travessia de dizimistas convencidos a dizimistas convertidos: homens e mulheres que testemunham a bondade de Deus. 

Infelizmente, no meio da Igreja do Senhor Jesus existem pessoas que servem a Deus até certo ponto, desde que o servir a Deus não contrarie seus interesses próprios.

Dizem confiar em Deus, mas, confiam na realidade em suas próprias forças. Quando o servir a Deus parece lhes trazer desvantagens, em especial financeira, negligenciam totalmente o reino de Deus. Pessoas assim se aventuram em horas extras, duplo emprego, trabalho no qual terão de mentir, agir desonestamente, entre outras coisas.

Pessoas não transformadas, não convertidas.

São pessoas que vêm a missa por obrigação, “pagam” (no sentido de despesa e não contribuição voluntária) seu dízimo e parece terem sido convencidas a serem dizimistas e assim são convertidas parcialmente: entendem que Jesus morreu na cruz por elas, até aceitaram ser batizadas, mas não fazem isso por amor a Deus e sim por conveniência.

Parece não terem nascido de novo em razão da falta de mudanças, de frutos na vida, suas prioridades demostram isso, não evangelizam, é um sacrifício prestar atenção nas missas, rezar, as amizades mundanas são numerosas. Entregam para Jesus as sobras de si e de suas economias.

Esses irmãos lembram o solo cheio de espinhos relatado por Jesus na parábola do semeador: “Outras ainda, como a semente lançada entre espinhos, ouvem a palavra; mas quando chegam as preocupações desta vida, o engano das riquezas e os anseios por outras coisas, sufocam a palavra, tornando-a infrutífera.” – Mc 4,18-19

Pessoas convencidas, mas não convertidas

Um alerta para todos nós: não dá para seguir a Jesus apenas parcialmente, ser um simpatizante de Jesus, seguir a Ele com reservas: ou seguimos a Jesus de todo o nosso ser ou estaremos apenas encenando um cristianismo que na realidade não existe.

“Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo.” – Lc 14,26

Hoje é dia de conversão. Onde estivermos, todos os dias é dia de convertermos o nosso coração de maneira íntegra ao Senhor e O servirmos com todo o nosso ser, nossa dedicação e nosso amor. Ele está de braços abertos nos aguardando como aquela imagem do Cristo Redentor no morro do Corcovado, Rio de Janeiro.

O que ele quer de nós? Cristo quer lhe dizer: “Filho meu, dá-me o teu coração!” Isto é, “dá-me o controle da tua vida e verá o que eu posso fazer com você e através de você.”

E se você ainda não confessou Jesus como Senhor e desceu às aguas do batismo, hoje também é seu dia de conversão, mas que seja genuína, total, de todo o seu coração.

Seja um fiel dizimista convertido e não convencido!

Pe. Celso de Jesus Ribeiro
Coordenador Diocesano da Pastoral do Dízimo
cj.ribeiro1@gmail.com
Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções