Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • Ensinar é uma obra de misericórdia

Ensinar é uma obra de misericórdia

Publicado em 17 de abril de 2023 - 10:54:08

Ensinar os ignorantes é uma obra de misericórdia. Ignorante é a pessoa que desconhece alguma coisa e, nesse sentido, somos todos ignorantes em algo e precisamos ser ensinados. Ensinar é uma atividade que envolve a transmissão de algum conhecimento ou experiência adquirida. O ensino também requer a confiança. Aquele que vai receber o conhecimento precisa saber que pode confiar naquele que vai ensinar. É preciso ter cuidado com a transmissão de mentiras ou notícias falsas. Nos dias de hoje, isso acontece com muita facilidade pelas redes sociais, quando se divulga uma notícia falsa e ela é rapidamente compartilhada nos grupos. As pessoas acreditam simplesmente porque receberam uma postagem e não se perguntam se aquilo é ou não verdade.

A família é o lugar dos primeiros ensinamentos da vida humana. Os pais ensinam os filhos a falar e a caminhar, também ensinam valores e costumes. O pai, por exemplo, gosta de ensinar os filhos a torcerem pelo seu time do coração; a mãe gosta de ensinar os filhos a serem bem educados e comportados. Mas será que as famílias também ensinam os filhos a amar a Deus?

Falando sobre a Igreja, o papa São João XXIII disse que ela é “Mãe e Mestra”. A Igreja é mãe porque nos gera na fé, pelo batismo. Pelo batismo nos tornamos filhos de Deus e somos introduzidos no Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja. Pelo batismo somos gerados para a vida nova em Cristo. A Igreja é mestra porque nos ajuda no caminho da vida, ela vai ensinando, transmitindo e anunciando a Verdade do Evangelho. Nesse caminho, a Igreja nos alimenta com a Palavra e com a Eucaristia. Mas será que a Igreja, de fato, ensina a Verdade? Será que o Evangelho é uma narrativa fiel aos fatos? Será que tudo o que foi escrito não foi uma criação da imaginação dos discípulos?

Na primeira aparição do Ressuscitado aos discípulos, afirma o Evangelho que as portas estavam fechadas, os discípulos estavam reunidos e Tomé não estava com eles. Quando aparece, o Senhor oferece a paz aos discípulos e de pois mostra-lhes as mãos e o lado, como prova de que, apesar da Ressurreição, seu corpo glorioso guardava as marcas da Paixão, dos cravos e da lança. Dessa forma, o Senhor apresentou a novidade da Ressurreição e a continuidade do anúncio do Reino que havia iniciado. Na sequência, o Ressuscitado enviou seus discípulos para anunciar essa Boa Nova. Tomé recebeu o primeiro anúncio e, duvidando, tentou exigir provas para acreditar no testemunho dos discípulos, ou seja, para confiar na Igreja. 

A dúvida de Tomé não se refere somente sobre a Ressurreição, ela é também dúvida sobre o magistério, sobre o ensinamento da Igreja. Quando Jesus aparece novamente aos discípulos, Tomé está com eles. O Ressuscitado se coloca no meio deles outra vez não para satisfazer a “curiosidade” ou a exigência do apóstolo Tomé, mas sim para confirmar a missão e o anúncio feito pelos discípulos, ou seja, o ensinamento da Igreja. Assim podemos confiar que a Igreja, a mãe que nos gera, é também a mestra que nos ensina a Verdade. A missão da Igreja não é agradar os ouvidos de quem ouve e nem adaptar a Palavra às mudanças e aos desejos humanos. A Igreja tem a tarefa de proclamar a Verdade, mesmo enfrentando perseguições, foi por isso que os mártires morreram pela fé. 

Nos dias de hoje continuam os questionamentos e dúvidas sobre o Evangelho e sobre a missão da Igreja. E é neste contexto que a Igreja e os discípulos de Jesus precisam reafirmar a fé e a sua experiência pessoal com o Ressuscitado. A Ressurreição é o fato fundamental da nossa fé, ela não foi uma criação dos discípulos e nem uma experiência psicológica coletiva. Cristo Ressuscitado apareceu aos seus discípulos e os enviou a todos os povos, como testemunhas da Ressurreição. Essa é a nossa fé, razão da nossa alegria e Salvação. Por isso, como Mãe e Mestra, a Igreja não pode falsificar ou alterar a Verdade do que anuncia.

Dom Devair Araújo da Fonseca
Bispo de Piracicaba

 

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções