Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • A catequese da Samaritana

A catequese da Samaritana

Publicado em 13 de março de 2023 - 13:59:52

O caminho para viver como discípulo de Cristo passa por, pelo menos, três pontos comuns, o encontro com o Senhor, o confronto com a Verdade e o testemunho de vida. Esse é o percurso de formação dos discípulos e está presente nos relatos do Evangelho.  As ocasiões de encontro foram diferentes e também as pessoas ou mesmo o tempo para entender quem era Jesus e qual a finalidade do seu anúncio. O Evangelho expressa a paciência de Deus, mas exige uma resposta. A mulher Samaritana ouviu, teve a vida iluminada e testemunhou, tudo isso num curto espaço de tempo.

A Samaritana foi ao posso em busca de água, era por volta do meio dia e lá ela encontrou um homem com sede. Nenhum desses pontos parece extraordinário, uma mulher em busca de água e um homem com sede. Mas foi um encontro inesperado porque aquele homem era Jesus. O diálogo entre os dois partiu de algo comum, a sede. Jesus estava com sede e pediu água à Samaritana, a partir disso, numa conversa franca e direta, a Samaritana viu Jesus mostrar sua vida, seus pecados e enganos. A Samaritana não se sentiu constrangida ou humilhada, porque o encontro foi um ato da misericórdia de Deus.

A palavra de Jesus foi como uma espada de dois gumes e dividiu a vida da Samaritana em um antes e um depois daquele encontro. A Verdade da Palavra de Deus tem essa capacidade de iluminar e curar as feridas. Ao ouvir sobre a sua vida, a Samaritana deixou que suas dores fossem tocadas e curadas pelo amor de Deus. Ela pediu e recebeu uma água capaz de saciar a sua sede, por isso, quando voltou para a cidade, ela deixou para trás o cântaro que trazia. O confronto da própria vida com a Palavra de Deus é algo que todo discípulo precisa fazer e depois precisa deixar aquilo que não serve mais.

Quando chegou à cidade, a Samaritana anunciou a presença de Jesus e fez isso partindo da própria vida. As palavras dela estavam carregadas de amor e misericórdia de quem experimentou a compaixão de Deus. Ela não apenas anunciou a presença do Messias, ela falou como ele transformou a vida dela. A Samaritana foi uma discípula, foi uma catequista que deu início ao processo de transmissão da fé para as pessoas da cidade. Ela encontrou Jesus, acolheu sua Palavra e depois partiu em missão. Como resultado da catequese da Samaritana, muitos da cidade vieram até Jesus.

Os discípulos que acompanhavam Jesus também foram à cidade, mas a presença deles não apontou para Jesus. No processo de transmissão da fé, é fundamental compreender que toda ocasião é propícia para a evangelização. A vida daqueles que se encontram com Jesus se torna uma expressão vivencial do Evangelho, uma catequese existencial. A Samaritana saciou sua sede na fonte de água viva e deu de beber aos outros, apontando o caminho. A catequese dada pela Samaritana foi digna de credito por causa da sua experiência pessoal, assim também devem fazer os discípulos de hoje. 

Dom Devair Araújo da Fonseca
Bispo de Piracicaba

 

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções