Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • Futebol Presbiteral - fevereiro 2023

Futebol Presbiteral - fevereiro 2023

Publicado em 2 de março de 2023 - 14:38:47

No dia 27 de fevereiro de 2023, retomou-se o futebol entre padres, diáconos e seminaristas de nossa Diocese. Depois da Copa do Mundo (Tite, por que você não convocou os padres???), o campeonato mais acompanhado da Diocese voltou eeeee… O resultado não foi outro! No futsal: dois jogos ganhos pelos padres, uma partida empatada para os seminaristas.

Mais uma vez, vitória para os ministros ordenados; lamentação aos seminaristas.

Dessa vez, o jogo foi na modalidade futsal. Jogamos nas quadras do antigo seminário propedêutico de nossa Diocese, o cento de formação diocesano que agora está sendo administrado pelos padres salvistas. Os padres estavam bastante desfalcados nesse primeiro encontro futebolístico. E logo que chegamos ao local da partida, não sabíamos se teríamos jogadores suficientes. Tivemos. E mais que suficientes, nas duas primeiras partidas, os padres ganharam os jogos jogando com classe, com categoria. Claro que, após essas duas partidas, o fôlego dos padres começou a minguar e os seminaristas souberam tirar proveito disso. Eles, que estavam em número grande (aproximadamente dois times) podiam ir traçando táticas para inibir o belo futebol dos padres.

Verdade seja dita (tal como sempre o faço!), as táticas não deram conta de parar os padres, mas o fôlego sim. Os cansados e experientes padres não conseguiram acompanhar a juventude vigorosa dos meninos do seminário. A questão é: nem mesmo com o time clerical cansado os seminaristas conseguiram a vitória. Suando muito a camisa, os seminaristas conseguiram arrancar um simples empata dos padres e, com o empate, devido ao critério da rotatividade dos times, os padres deixaram a quadra…. Mas invictos!

Após isso, os times mesclaram e não mais contamos a disputa entre os ministros ordenados e os candidatos ao sacerdócio. Alegria por parte dos seminaristas!

Infelizmente, nesse mês, não lembramos de registrar o momento com as fotos, mas para constar, esta ata deverá ser lida e assinada por quem de direito e uma cópia deve ser transcrita no livro tombo da paróquia (Opa, perdão, efeito colateral das posses dos novos párocos nesse último mês de fevereiro. Acabei me confundindo…). Apesar de não termos registrado o momento com os registros fotográficos muitos são os que podem dar fidedigno testemunho do show de futebol dos padres.

Lembramos que esses momentos têm sempre em vista a fraternidade presbiteral e a aproximação entre o clero e os seminaristas. Por isso pedimos: rezemos para que estes homens e rapazes possam continuar animados em sua vocação a serviço do Reino de Deus e da Igreja de Jesus Cristo.

Time dos padres: (ordem alfabética) Pe. Claudio Furlan; Pe. Gilson Zem Parede Garcia; Pe. Jiucinei Vandes de Jesus Cambuí, CSS; Pe. Jorge Luiz Cardoso Pinheiro, CMF; Pe. Ricardo Martins; e Diac. Luiz Sergio Crsitofoetti.

Time dos seminaristas: Alison Henrique Domingos (2º ano teologia), Anderson Roberto Vasques (1º ano filosofia), Carlos Augusto Moreira Zocca (1º ano teologia), David Wilian Gomes da Costa (1º ano teologia), Dyeison Gabriel José Sinfrônio (1º ano teologia), Felipe Martinelli (propedêutico), Felipe Mendes Quibao (1º ano filosofia), Fernandoda Silva Santana (propedêutico), Fernando Silva Colombro (propedêutico), Gustavo Sturion Mazzucatto (2º ano filosofia), Jessé Firmo da Silva (1º ano filosofia), Murilo Henrique Régio (propedêutico), Renan de Aguiar Dietrich (propedêutico), Samuel Zacarias Ferreira de Jesus (propedêutico), Talles Vieira de Barros (propedêutico), William Carlos dos Santos (1º ano teologia) e Yuri Luiz Monteiro Coelho (propedêutico).

Pe. Claudio Furlan
Presbítero da Diocese de Piracicaba

 

Foto ilustrativa: David Clarke / Unsplash

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções