Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • O farisaísmo moderno dos costumes

O farisaísmo moderno dos costumes

Publicado em 13 de fevereiro de 2023 - 17:25:47

No tempo de Jesus, os fariseus eram um grupo religioso com um profundo conhecimento da Escritura. Exatamente porque possuíam esse conhecimento, se dedicaram a interpretações e acabaram criando uma sobreposição de regras que tornava impossível o cumprimento de todas as leis. Os fariseus se tornaram observantes de regras e passaram a criticar, julgar e condenar todos os que não viviam de acordo com as interpretações criadas por eles. Jesus afirmou que eles inventaram tradições humanas, impondo aos outros um peso. Nos dias de hoje, a criação de costumes humanos e culturais, politicamente corretos, pode, de algum modo, ser comparada ao farisaísmo antigo.

Os fariseus se tornaram ávidos críticos de Jesus e de seus discípulos, apontando sempre algum desvio de uma suposta conduta religiosa. Mas o que realmente incomodava os fariseus era a força da Palavra que Jesus anunciava, uma forma direta de falar a Verdade. Com amor e misericórdia, Jesus desafiava as interpretações e os costumes humanos, apontando a beleza e a simplicidade da vida em Deus. Os costumes humanos e culturais também ganharam, na atualidade, um certo “ar” de sagrado, porque giram em torno da liberdade de cada sujeito. Assim, se justifica que a pessoa é absolutamente livre para fazer suas escolhas e tem a “sua” verdade. Ou seja, a Verdade objetiva simplesmente não existe.

Partindo disso, os novos costumes humanos e culturais vão se sobrepondo à Verdade objetiva. Exemplos disso, a múltipla definição de gênero e a possibilidade de mudanças do corpo e da identidade social; pessoas que já não se identificam mais como humanos, mas com outras espécies animais, como cães e gatos; a relativização de Deus e consequentemente a não transmissão da fé às crianças, deixando isso para uma escolha pessoal futura; o estabelecimento de um conteúdo educacional nitidamente ideológico, com objetivo de reorientar as estruturas familiares, as relações pessoais e afetivas; a produção, exibição e as reinterpretações culturais que assimilam as “novas verdades”, nas novelas, filmes, seriados e desenhos animados; a manipulação do pensamento e da linguagem, criando uma neutralidade ideológica.

Essas e outras situações condicionam a elaboração do que é considerado politicamente correto falar, escrever e ensinar. Aos poucos, essas “novas verdades” vão ganhando espaço nos meios de comunicação, na política, nos ambientes acadêmicos e na economia. Essas mudanças avançam também sobre os cristãos, onde é cada vez mais comum encontrar propostas religiosas com disposição para interpretar o Evangelho e acomodar-se às verdades subjetivas. Há quem diga que é necessário adaptar as palavras usadas nos textos sagrados para uma adequação ao atual contexto sociocultural, eliminando assim, ideias racistas, patriarcais e discriminatórias. 

Mas o fato é que as interpretações sobre a Verdade, continuam sendo interpretações. A Verdade da Palavra de Deus brilha acima das interpretações humanas e assim como Jesus incomodou os fariseus, o Seu Evangelho continua a incomodar nos dias de hoje. Como sal da terra e luz do mundo, os cristãos são convidados a assimilar a força do Evangelho em suas palavras e em suas atitudes. O Evangelho não é um risco para a liberdade humana, ao contrário, é uma luz que brilha para tirar a pessoa humana do engano e das mentiras, que são apenas interpretações humanas e ideológicas. 

 

Dom Devair Araújo da Fonseca
Bispo da Diocese de Piracicaba

 

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções