Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • Futebol presbiteral - setembro

Futebol presbiteral - setembro

Publicado em 22 de setembro de 2022 - 16:12:19

No dia de 12 de setembro, novamente estiveram reunidos em um momento de desporto, confraternização e integração alguns padres e seminaristas de nossa Diocese. Unidos pelos laços da vocação presbiteral, os padres e seminaristas buscam, através do esporte, construir uma sadia fraternidade entre si.

Recordando a passagem de At 2,42, que diz sobre a comunhão fraterna e a partilha do pão e na vida de oração nas primeiras comunidades, o Pe. Vicente Batista ressalta: “Dento de um Presbitério, nós não ESCOLHEMOS, mas ACOLHEMOS AQUELES que Deus nos envia, para somar conosco. Na somatória Presbiteral, necessitamos de encontros que nos alimentam e fortalecem, enquanto família. Também a presença dos seminaristas alegra nossa convivência, pois nos permite contemplar a alegria e o entusiasmo de novos membros à seara do Senhor; isso nos rejuvenesce na estrada da vida e do ministério da missão sacerdotal.”

A fala do Pe. Vicente, com 30 anos de ministério presbiteral, reforça nossa compreensão de que o esporte e a confraternização são, sim, bons caminhos para se viver a fraternidade presbiteral. E isso através de uma aproximação alegre e salutar entre padres e seminaristas. Pois bem, dado que o futebol estava favorável aos seminaristas, os quais, com muito suor e dedicação, conseguiram vencer os padres no duelo futebolístico, a eles foi dado a graça de poder contar um pouco sobre o jogo. Quem nos relata um pouco sobre a incrível proeza é o seminarista Carlos Zocca:

“Os experientes padres tentaram manter a vitória sobre os seminaristas. Mas algo inesperado veio a ocorrer quando perceberam um grande preparo dos seminaristas, em sua postura tática e ofensiva. O time dos seminaristas estava mais unido e preparado para o amistoso e assim obteve a vitória em um placar de 12 a 6. Em seguida tivemos um momento de bate-papo e descontração no qual todos obtiveram a vitória em poder partilhar experiências e rir juntos. Isto é tido como mais importante na vivência desses momentos. Principalmente aos seminaristas que têm a oportunidade de ver que a vida no sacerdócio é uma vida livre para se fazer o que gosta, mas sempre tento como ponto de vista a fraternidade e a união em Cristo”.

Continuemos sempre em oração para que nosso clero e nossos seminaristas sejam felizes em sua missão de testemunhar a alegria do Evangelho, alegria essa que os move em sua vocação como ministros ordenados.

Time dos padres: (ordem alfabética) Pe. Antônio Alves Dias, CSS; Pe. Claudemir da Silva; Pe. Claudio Furlan; Pe. Danilo Rubia Soares; Pe. Jiucinei Vandes de Jesus Cambuí, CSS; Pe. José Alves de Faria (Pedroso); Pe. José Donizetti da Silva, MSJ; Pe. José Geraldo Campos Penido; Pe. Jucimar Bitencourt; Pe. Ricardo Martins; Pe. Vicente Batista de Paiva, SJC; e Diac. Marcos Antônio Canobre.

Time dos seminaristas: Alison Henrique Domingos (1º ano teologia), Anderson Roberto Vasques (propedêutico), Carlos Augusto Moreira Zocca (3º ano filosofia), David Wilian Gomes da Costa (3º ano filosofia), Dyeison Gabriel José Sinfrônio (3º ano filosofia), Felipe Mendes Quibao (propedêutico), Gustavo Sturion Mazzucatto (1º ano filosofia), Jessé Firmo da Silva (propedêutico), Marcos Roberto Dias Sales (3º ano filosofia) e William Carlos dos Santos (3º ano filosofia).

Pe. Claudio Furlan
Presbítero da Diocese de Piracicaba

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções