Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • Sonho Centenário

Sonho Centenário

Publicado em 18 de março de 2022 - 15:50:21

E sonhou o Padre Estevão Heigenhauser, alemão, Missionário Redentorista, residente no Brasil, que visitou as irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição, em Mautern, na Áustria e entusiasmou-as a trabalhar pelo Reino de Deus aqui no Brasil. E sonhou a Madre Joana Batista Minks, com seus 66 anos de idade, que deixara o governo geral, após 12 anos de mandato, e gostaria de fazer uma experiência missionária, fora da Europa. E sonhou a filha dos Barões de Rezende, Lydia Sofia de Sousa Rezende, que desejava homenagear o Centenário da Proclamação da Independência do Brasil, com uma Escola para as Meninas onde fossem alfabetizadas e recebessem uma formação para mais tarde serem boas mães de família. Posteriormente, o Instituto acolheu também os meninos e rapazes. E, antes de todos e acima de tudo, idealizou o bom Deus esta obra em nossa querida Noiva da Colina.

E na solenidade de São José, 19 de março de 1922, com as cinco primeiras Irmãs enviadas pelo Governo Geral da Congregação, em Graz, na Áustria, capitaneadas pelo Madre Joana Batista e com as bênçãos do então Cônego Jeronimo Gallo, pároco da Vila Rezende, o sonho se tornou realidade e, desde então, os frutos estão abundantemente presentes em inúmeras famílias piracicabanas. 

A missão de uma instituição educacional religiosa não se limita a ensinar apenas as matérias indispensáveis para o conhecimento intelectual em vista de uma profissão, mas também e, assim entendo, sobretudo, a formação integral do educando, onde os valores humanos e evangélicos estão presentes e que penetrem na vida deste a fim de se tornar cada vez mais um cidadão de bem e convicto dos valores cristãos, onde no exercício profissional possa ser luz que espanca as trevas da iniquidade, fermento que levada os relacionamentos na caridade e sal que preserva da corrupção e dá sabor para as realidades mais elevadas.

Sem dúvida, que ao longo deste Centenário, as Irmãs e a Instituição tiveram que se adaptar, não à mentalidade mundana, no sentido menos positivo e altruísta da palavra, mas à sã e sábia pedagogia, aquela recheada do verdadeiro humanismo, portanto, também fundamentado na Boa-nova de Jesus, onde as conquistas contemporâneas em todos os sentidos levem o formando e mais tarde em sua vida adulta, a ser de fato alguém de bem, construtor de uma sociedade mais igualitária e fraterna.

Um outro aspecto bonito que se deve recordar deste Centenário é que o Instituto enraizado em Terras Piracicabanas é a Casa Mãe da Congregação no Brasil e hoje as Irmãs estão presentes em várias casas no Estado de São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais, onde junto das pessoas: anciãos, pais, mães, crianças, adolescentes e jovens, as religiosas desejam estar como irmãs que velam pelo bem estar de cada  irmão e irmã, que acolhem com ternura, bondade, mansidão, serenidade, virtudes próprias do coração de Maria-mãe e de Jesus-irmão, e, também como Francisco de Assis, querem zelar pela natureza irmã, por todo ser pequeno, frágil ou nobre, gerado pelo Pai Criador. Assim, as Irmãs estão presentes nos Setores Social, Educacional, da Saúde e da Inserção, onde procuram testemunhar o amor incondicional do Senhor.

De todos que se relacionaram com as irmãs, desde o princípio e ao longo destes cem anos, e, porque não a inteira comunidade piracicabana, suba hoje uma grande oração de agradecimento a Deus doador de todo bom dom, a Maria Imaculada, Mãe e Mestra, a são Francisco, o Pobrezinho de Assis, pela vida das Irmãs pioneiras e todas as que engrossaram as fileiras da Congregação no Brasil e por aqueles que estão ligados  a esta querida fundação, que todos recebam uma grande bênção divina, no tempo ou na eternidade.

Que esta comemoração traga muitos e bons frutos para a Congregação das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição, para os alunos, ex-alunos e para a nossa cidade para que, pela graça de Deus, todos sejamos revigorados na prática da paz e do bem, com certeza, o grande sonho dos que desejaram esta casa em nossa cidade. 

José Eduardo Sesso
Padre na Diocese de Piracicaba

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções