Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • O dízimo e o espírito de Natal - tempo de amor, caridade e partílha

O dízimo e o espírito de Natal - tempo de amor, caridade e partílha

Publicado em 13 de dezembro de 2021 - 14:25:32

 Já vai chegando o fim do ano e vamos nos acercando do espírito natalino: as decorações de Natal nos shoppings, comércio, indústria, ruas e casas, com seus enfeites natalinos, um show de luzes com os famosos “pisca-piscas” com suas luzes coloridas, etc.

Viver tudo isso é muito bom desde que não seja apenas para se obter lucros, para se embebedar e cometer o pecado da gula, ganhar presentes, etc. O Natal verdadeiro não foi feito para isso. O homem infelizmente tem essa capacidade e usa de sua sabedoria para distorcer os verdadeiros valores das coisas em seu próprio benefício. O verdadeiro espírito do Natal é a vivência e a prática da solidariedade, da partilha, do amor e da paz. É alimentar a esperança de que a fome no mundo vai passar, as guerras vão cessar, esta pandemia tem seus dias contados para acabar...

E viver essa esperança não é ficar de braços cruzados à espera de que isso aconteça, mas é fazer a nossa parte para que o que se espera se torne realidade. Neste sentido, seu dízimo e oferta tem um papel fundamental.

Embora a situação esteja um tanto mais difícil para todos por conta da pandemia de covid-19, que levou muitos países inclusive o nosso Brasil a níveis altíssimos de pobreza e desemprego, não podemos e nem devemos colocar esse problema como justificativa da omissão e da falta de amor, de caridade, de partilha. Porque Deus me abençoou com meu salário vindo do meu trabalho ou da minha aposentadoria, me abençoa com os abonos de fim de ano (13º e 14º salários), e espera de mim um gesto de gratidão ao socorrer o pobre e marginalizado, no qual se encontra Jesus sofredor.

Contribuir com seu dízimo e oferta sobre a totalidade de todos os seus rendimentos incluindo os abonos é o mínimo que o cristão consciente deve fazer em sinal de agradecimento a Deus. E assim fazendo, sua consciência estará em paz por ter exercitado seu amor e caridade com os mais pobres e necessitados.

Desejo a todos vocês queridos leitores deste Informativo Diocesano os meus mais sinceros votos de um feliz e santo Natal. Que o ano de 2022 seja coroado de muitas bênçãos sobre todos nós, principalmente sobre você fiel dizimista do Senhor.

Pe. Celso de Jesus Ribeiro
Animador Diocesano da Pastoral do Dízimo
cj.ribeiro1@gmail.com

Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções