Colunas

  • Em Foco
  • Colunas
  • Um sonho realizado

Um sonho realizado

Publicado em 9 de dezembro de 2021 - 10:33:09

O amado Papa Francisco destacou em uma de suas falas que Deus se manifesta ao homem nos momentos de repouso (na Bíblia, isso se deu, muitas vezes, através dos sonhos) e que, é essencial encontrar tempo para rezar em meio aos afazeres diários. 

Sem querer parecer petulante, gostaria de contar aqui que foi exatamente durante um sonho e depois de rezar muito, que veio à minha mente uma solução para ajudar o Hospital Ilumina a continuar atendendo as pessoas carentes que precisam de prevenção e diagnóstico precoce do câncer. 

Sonhei em uma suave noite de primavera que Roberto Carlos vinha na minha direção e falava: “lance uma campanha para ter um milhão de amigos; esses amigos vão te ajudar a manter o Hospital em atividade”. Acordei no meio da noite e não consegui dormir mais de tanta alegria. Aquelas imagens, aquela fala ficaram passando em minha mente, como um filme real.  

Passei a falar com todo mundo sobre o sonho e a idéia começou a se materializar. Em poucos dias estava conversando com o maestro Eduardo Lages, que trabalha com Roberto Carlos há mais de 40 anos. Além de abraçar a idéia ele gravou um vídeo pedindo apoio à população. Lançamos a Campanha “Eu quero ter um milhão de amigos” em nível nacional no último dia 2 de dezembro com um Show histórico, na Igreja do Monte Alegre. A primeira parte do sonho estava realizada. 

Na Igreja
Mais de 2 mil pessoas acompanharam o lançamento da Campanha Nacional da Associação Ilumina, intitulada “Eu quero ter um milhão de amigos”, quinta-feira (02) em Piracicaba. O lançamento foi marcado pela realização do Show beneficente “Concerto Iluminado - Tributo a Andrea Bocelli”, na Igreja do Monte Alegre, considerado um patrimônio histórico e artístico, com pinturas do renomado pintor Alfredo Volpi.

Tudo saiu conforme o previsto. Até São Pedro ajudou mantendo o tempo firme, sem chuvas, naquele dia. Cerca de 400 pessoas assistiram o Show dentro e fora da Igreja, por meio de um telão. Os outros 1600 expectadores assistiram pelo canal do Yutube do Ilumina. Os artistas Germano Brissac (tenor) e Fabiola Cariatti (soprano) foram acompanhados por um quarteto. Antes, se apresentou a pianista Gislaine Viccino. Foram apresentados no telão, depoimentos do maestro Eduardo Lages e do guitarrista e vocalista do grupo musical Roupa Nova, Kiko. Tudo comandado pela talentosa dupla de apresentadores: Ari Jones e Samantha. 

Segundo sonho
A Campanha, que é permanente, visa dar autonomia financeira  à instituição, que desenvolve o programa inédito de prevenção e diagnóstico precoce chamado Rastreamento Ativo Organizado (RAO), para o qual ainda não existe modelo de financiamento do SUS. O Programa já salvou 880 vidas só na região de Piracicaba. O meu segundo sonho é ver o RAO se multiplicar pelo Brasil afora, porque além de salvar vidas o programa economiza recursos para os sistemas de saúde públicos e privados. 

Estou otimista. A população de todo o Brasil está arregaçando as mangas para ajudar o Ilumina. As doações mensais, tanto de empresas, como das pessoas em geral, serão utilizadas para manter e expandir o atendimento gratuito às pessoas carentes. As doações podem ser feitas por meio do Pix  10.281.182/0001-70. Outras informações podem ser obtidas via site www.associacaoilumina.org.br Colabore, se você é como eu que acredita em um outro sonho: o dia em que as pessoas terão tantos programas de prevenção e de tratamento precoce que os hospitais reduzirão drasticamente o número de cirurgias e de tratamentos agressivos como quimioterapia.

Dra. Adriana Brasil
Médica, cirurgiã de cabeça e pescoço, fundadora e Presidente do Conselho de Administração da Associação Ilumina que administra o Hospital e a carreta
educacao.adm@associacaoilumina.org.br
Anunciantes
Em Foco - Diocese de Piracicaba
Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

O site Em Foco é o meio de comunicação oficial da Diocese de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7556
Desenvolvido por index soluções